Abertura da temporada 2019 do “Os Pequenos no Vasques” será na próxima terça-feira

22 de março de 2019

Após o grande sucesso de público em 2018, a série de concertos “Os Pequenos no Vasques”, uma iniciativa do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação, ganha sua segunda edição neste ano. A primeira apresentação será na próxima terça-feira (26/03), às 20h, no Theatro Vasques, e terá como protagonista a Banda Escolar Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes. A entrada é gratuita. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Os concertos possibilitam que as 16 escolas que participam do projeto possam apresentar seu repertório no centenário Theatro. “A cada apresentação, nossas crianças e jovens se superam no talento e na dedicação. Este é um projeto que destaca a vocação musical de nossa cidade. É uma oportunidade para nossas crianças aprendam desde cedo a tocar um instrumento, desenvolver o gosto pela música e também encontrar uma oportunidade para o seu futuro”, disse o prefeito Marcus Melo.

A banda que se apresentará na próxima terça-feira é formada por cerca de 50 alunos do núcleo da EM Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, com idades entre 8 e 14 anos. São crianças e jovens que já possuem domínio para apresentar um repertório no palco do Theatro Vasques. O núcleo atende mais de 600 crianças, que recebem aulas semanais de musicalização e ensino sinfônico (instrumentos dos grupos de madeiras, metais e percussão), sob a orientação do maestro Allan Caetano.

Ao longo deste ano todas as bandas escolares se apresentarão no “Pequenos no Vasques” em nove concertos. “Novamente, os alunos terão a oportunidade de se apresentar neste espaço nobre para a cultura mogiana para seus amigos, familiares e a população em geral, que poderão conferir o importante trabalho de ensino de música e integração social realizados por meio do Pequenos Músicos”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.

A programação seguirá até novembro. O projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola” é realizado em 16 escolas municipais e atendem 11 mil alunos da cidade. A iniciativa tem direção artística do maestro Lelis Gerson e atualmente é gerenciada pela Sinfônica de Mogi das Cruzes em parceria com a Administração Municipal. (Kelli Correa Brito)