Alunos do Cempre Benedito Ferreira Lopes apresentarão aplicativos nesta sexta-feira

Secretaria de Educação

17 de setembro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, realizará nesta sexta-feira (20/09) das 12h30 às 15h30, o Steam Mit App Inventor, evento em que serão apresentados aplicativos desenvolvidos por alunos do 8º ao 9º ano do ensino fundamental, que participam das aulas de STEAM no programa Escola de Tempo Integral, oferecido na unidade escolar. O evento contará com a participação do grupo de desenvolvimento de software embarcado do Centro Espacial ITA do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que integram um projeto de monitoramento do clima espacial em parceria com o INPE e a NASA.

No início do evento será apresentada a missão SPORT, um projeto conjunto entre o Brasil, representado pelo ITA e INPE e os Estados Unidos, pela NASA Marshall Space Flight Center, Goddard Space Flight Center e diversas universidades americanas. Pela iniciativa está sendo desenvolvido o CubeSat 6U para monitoramento do clima espacial. Estarão presentes no Cempre Benedito Ferreira Lopes os mestres Rodolfo Guilherme Wottrich, Mateus de Oliveira Pereira, Marcel Akira Ogawa, Edward Hsiao e Lídia Hissae Shibuya Sato.

Após a apresentação, os alunos do Cempre, orientados pelo professor Ewerton de Holanda Alves, que ministra as oficinas de STEAM, serão divididos em 10 grupos, que apresentarão os aplicativos de estudo com base no  Mit App Inventor, um software criado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). A ferramenta possibilita o desenvolvimento de aplicativos  usando um navegador da Web e um sistema Android ou com emulador. Os aplicativos serão avaliados e os três melhores projetos receberão certificados. O primeiro lugar receberá uma premiação.

A oficina de STEAM une conhecimentos das áreas de Matemática, Arte, Engenharia, Física, planejamento e construção do projeto, além do trabalho em grupo. A atividade já trouxe um prêmio para a unidade escolar. No mês de julho, em sua primeira competição, uma equipe da escola conquistou o terceiro lugar na categoria Mockup no 2º CubeDesign do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), realizado em São José dos Campos (SP).  (Kelli Correa Brito)