Apresentações “Os Pequenos no Vasques” começarão nesta sexta-feira

18 de abril de 2018
Coral da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico, foi uma das atrações do concerto de abertura da temporada 2018 no último sábado. (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

Após o sucesso do concerto de abertura de temporada realizado no último sábado (14/04) no Cemforpe, o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, iniciará nesta sexta-feira (20/04), às 20 horas, uma série de concertos com as bandas escolares no Theatro Vasques. O projeto recebeu o nome de “Os Pequenos no Vasques” e receberá em sua primeira edição as bandas escolares da Escola Municipal Profª Noemia Real Fidalgo, no Jardim Maricá, e do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru. A entrada é gratuita.

Durante todo o ano, serão apresentados concertos com o objetivo de incentivar e dar oportunidade para que todas as bandas escolares do projeto possam se apresentar na cidade. “A apresentação é um momento único para nossas crianças que têm a oportunidade de mostrar o que aprenderam na escola nas aulas de música”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. Atualmente o projeto atende 11 mil alunos em 16 escolas municipais e conta ainda com o CIARTE, onde são realizados os ensaios da Banda Sinfônica Jovem, que integra o projeto.

As duas bandas escolares apresentarão nesta sexta-feira (20/04) um repertório com músicas populares, contendo clássicos do rock mundial, pop contemporâneo e outras surpresas. Há um contexto especial envolvendo a escolha do Theatro Vasques para receber esta série de concertos. Fundado desde 1902, o Vasques é um espaço histórico de Mogi das Cruzes e que carrega uma grande importância artística e musical em todos os eu seus anos de atividade. “Não há lugar melhorar para a nova geração de futuros músicos da cidade adquirirem experiência”, avaliou o maestro Lelis Gerson, diretor artístico do Pequenos Músicos e responsável pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, que administra o projeto.

Concerto de abertura

O concerto de abertura da temporada 2018 realizado, no último sábado (14/04), lotou o auditório do Cemforpe e encantou o público com as apresentações das bandas escolares da EM Prof. Mario Portes e do Cempre Oswaldo Regino Ornellas, ambas em Jundiapeba, do coral da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico e da Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, sob regência do maestro Lelis Gerson.

“Uma cidade que tem carinho e preocupação com a música e a educação tem a preocupação com o futuro das crianças. É um orgulho sermos a Mogi da Música”, disse o prefeito Marcus Melo, que esteve no evento acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo.

O evento contou com a participação do secretário de Estado da Cultura, Romildo Campelo, que convidou a Banda Sinfônica Jovem para se apresentar no Festival de Inverno de Campos do Jordão. “Desconheço outras iniciativas como esta realizada em Mogi das Cruzes para um número grande de alunos. É um projeto diferenciado. Queremos contar com presença da Banda Sinfônica em Campos do Jordão e teremos novamente a Orquestra Sinfônica neste ano”, disse.

Mais de 250 jovens se apresentaram no auditório durante o evento. O deputado federal, Junji Abe, destacou a importância do projeto. “Mogi das Cruzes é uma referência em educação musical. É um orgulho acompanhar o engradecimento deste projeto que começou há 15 anos”, disse. A secretária de Educação, Juliana Guedes , o secretário de Cultura, Mateus Sartori e o vereador Marcus Furlan também prestigiaram o evento. (Kelli Correa Brito)