Banda Sinfônica Jovem vence concurso e garante vaga para mundial de bandas no Canadá

24 de setembro de 2018

A Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação, venceu, no último sábado (22/09) em Mairiporã (SP), o Brazil Music Contest, concurso que reúne grupos sinfônicos de todo o Brasil. Com a vitória, o grupo assegurou uma vaga para disputar o mundial de bandas no Canadá em 2019.

“Estamos muito orgulhosos da conquista de nossos jovens músicos, que colocaram em destaque o nome de Mogi das Cruzes no cenário nacional. A banda representa um projeto que atende 11 mil alunos em escolas municipais e faz a diferença na vida de nossas crianças e jovens”, disse o prefeito Marcus Melo. O Pequenos Músicos é desenvolvido em 16 escolas municipais e conta com o Ciarte, como local de ensaios da Banda Sinfônica Jovem.

O concurso foi dividido em duas etapas, com avaliações de 0 a 100. Na primeira, a Banda tocou a "First Suite" de Gustav Holst (música de livre escolha) e "76 Trombones" de Meredith Willson (marcha obrigatória), fechando esta etapa em primeiro lugar, com 96 pontos. Na fase final de classificação, os mogianos concorreram com outros dois grupos pelo pódio.

Sob a regência do maestro Lelis Gerson, diretor artístico do projeto, tocaram "Ride" de Samuel R, Hazo, e a "1ª Suite Popular" de Hudson Nogueira, e conquistaram a premiação com 95.4 pontos. A Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí (SP) ficou com 88.2 pontos em segundo lugar e o grupo Asas do Ipiranga, de Curitiba (PR) com 86.1 em terceiro.

Além da vitória, outra grande conquista resultante desta premiação foi a garantia da vaga para o mundial de Bandas no Canadá em 2019, no qual a Banda Sinfônica Jovem está habilitada para participar, e em 2020 no Japão. “É uma grande alegria acompanhar cada vitória deste grupo, que representa tão bem nossa cidade. Eles representam os pequenos músicos de cada escola que participa do projeto e sonham em brilhar no mundo da música”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.

O maestro Lelis Gerson compartilhou a satisfação deste resultado e destacou as ótimas impressões causadas pela banda durante o concurso. “Participar deste concurso foi muito importante para nós, professores e alunos do projeto. Conhecemos muita gente e o mais importante, compartilhamos o que está sendo desenvolvido em Mogi das Cruzes. Todos ficaram maravilhados pelo trabalho feito em nossa cidade e pelo apoio que temos para concretizá-lo”, disse.

A Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes faz parte do projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola" – criado pela Secretaria Municipal de Educação, a qual iniciou o estudo sinfônico nas escolas municipais e, atualmente, atende 16 polos educacionais em diversos bairros da cidade. O projeto é gerenciado pela a Sinfônica de Mogi das Cruzes, em parceria com a Secretaria de Educação.

A próxima apresentação da Banda Sinfônica Jovem será na próxima quinta-feira (27), no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí/SP. O grupo recebeu o convite para fazer parte da programação do “VI Seminário de Regência” do Conservatório de Tatuí, reforçando a importância que o projeto vem conquistando nacionalmente.