Desfile Cívico-Militar supera marca de 8 mil participantes com o tema “Mogi e seus Distritos”

30 de agosto de 2019

Mogi das Cruzes se prepara para realizar o maior Desfile Cívico- Militar de sua história neste domingo (01/09), data em que se comemora os 459 anos da cidade. O evento, organizado pela Secretaria de Educação, superou a marca de 8 mil participantes, incluindo a parte militar e o desfile cívico, que terá como tema “Mogi e seus Distritos”. O evento será na Avenida Cívica, às 9 horas, e terá como novidades a participação do 6º Batalhão de Infantaria Leve, do Forte Ipiranga de Caçapava, além do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, que levará mais de 1 mil alunos, entre as bandas e corais das escolas.

O objetivo é apresentar na avenida os pontos de destaques dos distritos nas áreas de educação, esporte, cultura, ações sociais, comércio, indústrias, entre outros temas. Os pelotões foram organizados pelos gestores das escolas municipais que se mobilizaram junto às instituições de suas regiões e órgãos da Prefeitura de Mogi das Cruzes para a organização dos pelotões que serão divididos entre os oito distritos: Quatinga, Biritiba Ussu, Sabaúna, Taiaçupeba, Braz Cubas, César de Souza, Jundiapeba e Sede.

Na parte militar haverá a participação dos atiradores do Tiro de Guerra, Guarda Municipal, Polícias Civil, Militar (Proerd e Associação de Policiais Portadores de Deficiência), Ambiental e Rodoviária e Corpo de Bombeiros. A novidade fica por conta do 6º Batalhão de Infantaria Leve, do Forte Ipiranga de Caçapava, que levará soldados do Exército Brasileiro para a Avenida Cívica.

A música como nas outras edições é um espetáculo a parte no desfile com a participação Banda Grande Fanfarra com escolas integrantes do projeto Pra Ver a Banda Passar (parceria da Secretaria de Educação, Associação de Regentes e Diretoria de Ensino Região Mogi das Cruzes), Banda EE Claudio Abrahão – FANCAB, Banda da EE Profª Isabel Ferreira da Silva, Banda EE Prof. Cid Boucault, Associação Brasil SGI, Lira São José Operário, Banda EM Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca. Para finalizar, o projeto Pequenos Músicos trará mais de 1 mil alunos com bandas e corais dos núcleos.

A programação em comemoração aos 459 anos de Mogi das Cruzes continuará com a Expo Mogi 2019. O evento conta com 27 entidades que comandam as tendas da praça de alimentação e também mais de 350 pessoas trabalhando na feira de artesanato, artes e flores, no pavilhão interno do prédio do Pró-Hiper. O mês de aniversário da cidade ainda reserva a entrega de obras e outros eventos. Confira a programação completa no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. (Kelli Correa Brito)