Desfile marcará aniversário de 66 anos de Braz Cubas; distrito se destaca pelo desenvolvimento

Gabinete

05 de dezembro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Para comemorar os 66 anos de Braz Cubas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará, neste sábado (07/12), às 10h, na rua Dr. Deodato Wertheimer, o tradicional desfile Cívico-Militar, com o tema “O Melhor de Braz Cubas”. O evento apresentará, como destaque, a força do comércio e da indústria locais, além dos trabalhos sociais e da administração desenvolvidos. Braz Cubas foi criado no dia 30 de dezembro de 1953 e hoje é o segundo distrito mais populoso da cidade, com cerca de 120 mil habitantes.

Para contar essa história, estarão presentes educadores, associações, entidades sociais e esportivas, representantes dos órgãos de segurança (Guarda Municipal, polícias Civil, Militar, Rodoviária, Ambiental e Corpo de Bombeiros) e alunos das escolas do distrito.

Neste ano, Braz Cubas recebeu investimentos da Prefeitura em diversas áreas, que proporcionaram melhor qualidade de vida aos moradores da região. Entre elas, ganha destaque uma das principais obras de mobilidade urbana da cidade nos últimos anos, a avenida das Orquídeas que foi entregue em 13 de julho e é a nova ligação entre Mogi das Cruzes e Suzano. Além de desafogar o trânsito da antiga SP-66, a via também será um local importante para a movimentação da economia, já que poderá se tornar um polo comercial e industrial local.

A Prefeitura também iniciou a construção da Maternidade Municipal, a maior obra de saúde da cidade. A nova unidade dobrará a capacidade do município para a realização de partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e garantirá ainda mais segurança, conforto e qualidade às gestantes e bebês.

Mensalmente, a Maternidade Municipal poderá realizar até 500 partos com total segurança, instalações e equipamentos modernos. A unidade terá cerca de 8 mil metros quadrados distribuídos em sete pavimentos (do subsolo ao quinto andar) e disponibilizará 89 vagas, leitos de UTI Neonatal, leitos de cuidados intermediários e UTI Adulto, entre outros espaços especializados.

Na área da segurança pública, foram implantadas seis novas câmeras de monitoramento para aumentar a segurança dos munícipes. Os equipamentos estão posicionados em vias de grande circulação de pessoas e que fazem a ligação de Braz Cubas a diversos bairros, como na avenida Francisco Ferreira Lopes com avenida Júlio Simões e avenida Japão com avenida Kaoru Hiramatsu.

Para estímulo à prática esportiva, foram implantados, por meio do Projeto Bola na Rede, dois campos de futebol com grama sintética, localizados nas ruas Maestro Antônio Olegário Berti, na Vila Cléo, e Kazumo Sumizomo com avenida Shozo Sakai.

Além dos campos, as unidades também contam com uma Academia da Terceira Idade, enfatizando a importância e proporcionando a prática de atividades físicas por pessoas de todas as idades.

Na área da educação, serão abertas 790 vagas em creches, já que até 2020 quatro novas unidades serão inauguradas, localizadas no Jardim Universo (Rua Prefeito Sebastião Cascardo), Jardim Aeroporto (Rua Turquia), Vila Estação (Rua Santa Vírginia) e Vila São Sebastião/Santos Dumont (Rua Dr. José Oswaldo Jardim de Azevedo). Além da ampliação do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Wilson Salomão Cury, no Parque Olímpico.

Para a melhoria no saneamento, o Semae concluiu obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário: setorizou a rede de distribuição de água de Braz Cubas para diminuição de perdas e melhor fiscalização do sistema, o que agiliza manutenções e facilita a identificação de vazamentos.

A autarquia também ampliou as redes de esgoto na Vila Sebastião e modernizou a Estação Elevatória Oceania, no Jardim Aeroporto 2, melhorando e ampliando a coleta e envio de esgoto da região para tratamento.

Com investimento superior a R$ 110 milhões, a Prefeitura realizou uma grande obra no distrito, que atendeu também a Vila Brasileira: a canalização e urbanização da região do Córrego dos Canudos, com implantação de saneamento básico em toda a região, abertura da avenida Júlio Simões e erradicação de áreas de risco.

Braz Cubas já teve cinco vias recuperadas pelo Programa Asfalto Melhor, uma iniciativa da Prefeitura para o recapeamento e asfaltamento da cidade. As vias já recapeadas são Dom Luiz de Souza, Augusto Belizário e José Juca Assi.

Também foram atendidas com serviços de asfaltamento ruas da região do Parnair, no Jardim Aeroporto III. As próximas que serão atendidas são as ruas Roberto Nobuo Sato, Benedito de Oliveira Flores e Katsuji Kitaguchi, além das avenidas dos Bandeirantes e Saraiva. É uma área total de 54.130 metros quadrados atendida com asfalto novo.

Está em licitação a cobertura do pátio da feira de Braz Cubas. O espaço receberá gradil, área administrativa e banheiros, oferecendo mais segurança e conforto para feirantes e consumidores.

Para concluir o ano, o sonho da casa própria de mais de 520 famílias foi concretizado no dia 24 de novembro, com a entrega das chaves das unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no distrito de Braz Cubas, uma parceria da Prefeitura com os governos Federal e Estadual.

Os apartamentos pertencem aos empreendimentos Tietê e Maitaca, que são os últimos a serem entregues do complexo de moradias populares construídos às margens da avenida Kaoru Hiramatsu. O empreendimento Manacá, entregue em 2017, também integra o programa, totalizando 820 unidades habitacionais no distrito. (Duda Machado)