Educação apresenta atividades do primeiro quadrimestre em audiência na Câmara

Secretaria de Educação

28 de junho de 2019
Secretária Municipal de Educação, Juliana Guedes, apresentou as atividades desenvolvidas pela pasta durante o primeiro quadrimestre de 2019 (Guilherme Berti/PMMC)

A Secretaria Municipal de Educação apresentou, na manhã desta sexta-feira (28/06), as ações desenvolvidas pela pasta durante o primeiro quadrimestre de 2019. A audiência pública aconteceu na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. A Rede Municipal de Ensino da cidade atende atualmente 47.279 alunos matriculados, em 203 unidades municipais de ensino. Deste total, 23.527 alunos estudam em período integral.

“Chegamos a quase 50% dos alunos das escolas municipais atendidos em período integral e a determinação do prefeito para a Secretaria é para que passemos deste índice, ampliando o atendimento”, afirmou a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, que apresentou os dados aos vereadores.

A secretária lembrou ainda que o Cadastro Municipal Unificado atendeu 3.757 novas vagas, o que correspondeu a cerca de 80% dos pedidos apresentados. “Estes números ainda serão melhorados. Uma creche foi entregue e temos outras quatro creches a serem entregues até o final do ano, em um total de 15 unidades até o ano que vem”, completou.

Entre os meses de janeiro e abril, o município arrecadou R$ 350.809.921,43, como receita de impostos. Deste total, R$ 158.965.956,10 foram investidos em Educação, o que corresponde a 45,31%, quase o dobro do preconizado por lei, que é de 25%.

Durante a audiência, também foram apresentados projetos de destaque que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação com os alunos da Rede Municipal de Ensino. Entre eles, está o projeto Anjos da Guarda, uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Segurança e da Guarda Municipal. O trabalho está sendo desenvolvido em seis escolas municipais do distrito de Jundiapeba, atendendo 899 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os guardas municipais realizam ações ligadas à cidadania, prevenção às drogas, bullying, entre outras.

As ações de inovação desenvolvidas pelas equipes de tecnologia da Secretaria de Educação também foram destaque, com o Simulado, uma plataforma interativa em que o aluno responde perguntas sobre temas da grade curricular e, com os acertos, atinge objetivos durante o jogo. Outra iniciativa é o projeto de Realidade Virtual, que já tem 63 escolas agendadas, 174 turmas de 5º ano do Ensino Fundamental previstas, o que corresponderá a 4.906 alunos atendidos.

“É importante a gente conhecer as boas práticas. Em Mogi das Cruzes, não temos aquela escola quadrada. Temos uma secretaria pronta, desenvolvendo as práticas e inovações”, disse o vereador Mauro Araújo, que participou da audiência ao lado dos vereadores Protássio Nogueira, Caio Cunha e Rodrigo Romão, que fazem parte da Comissão de Educação e Cultura.