Educadores do Alto Tietê podem se inscrever no Conectando Boas Práticas

Secretaria de Educação

10 de setembro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes está organizado o 1º Seminário Conectando Boas Práticas, uma parceria com a Fundação Lemann, que reunirá as melhores práticas desenvolvidas por educadores do Alto Tietê. Os interessados poderão se inscrever até o dia 22 de setembro no link  https://conectandosaberes.org/conectandoboaspraticas. A rede municipal de ensino mogiana passou a integrar neste ano a rede Conectando Saberes. Além do evento, as atividades escolhidas farão parte de um banco de dados com com projetos pedagógicos transformadores e engajantes desenvolvidos por docentes em todo o país.

O objetivo do evento é valorizar e amplificar iniciativas dos educadores. Os melhores projetos irão integrar um banco de dados, serão transformados em e-books e os professores serão convidados para apresentar suas iniciativas em seminários locais promovidos pelos núcleos da Conectando Saberes. A iniciativa possibilita que outros educadores possam se inspirar e replicar as melhores ideias, dando ferramentas efetivas feitas de educador para educador.

Serão avaliados 3 tipos de projetos: Práticas pedagógicas por professores; Formação continuada por Coordenadores Pedagógicos e Projetos Políticos Pedagógicos por Diretores Escolares. É preciso que as iniciativas tenham impacto positivo no aluno e na escola; estejam alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sejam replicáveis para todo o Brasil e promovam o protagonismo do estudante ou da comunidade. Após o período de inscrições, os projetos serão avaliados por educadores que integram a rede Conectando Saberes e profissionais convidados do Departamento Pedagógico da SME.

O evento em Mogi das Cruzes será entre os meses de outubro e novembro. A cidade é um dos 60 núcleos da  rede Conectando Saberes no Brasil. Criada em 2015 com apoio da Fundação Lemann, teve início com 30 professores de escola pública que transformam a educação dentro de suas salas de aula, agora conta com uma rede com mais de 500 membros. Ainda pela Lemann, Mogi das Cruzes também é um das 24 redes públicas, que integram o programa Formar, com atividades realizadas a partir de três pilares: desenvolvimento de políticas públicas, formação continuada e tecnologia.  (Kelli Correa Brito)