Encontro de Grêmios Estudantis 2019 reforça diálogo entre juventude e poder público

16 de maio de 2019

O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta quinta-feira (16/05), do Encontro de Grêmios Estudantis 2019, que foi realizado pela Prefeitura de Mogi, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino. O evento lotou o auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), com a presença de 65 grêmios estudantis, sendo 59 de Mogi das Cruzes, três de Biritiba Mirim e três de Salesópolis.

O encontro simboliza a continuidade do trabalho de aproximação entre poder público e juventude, que já vem sendo desenvolvido há alguns anos por iniciativa da Prefeitura de Mogi. O principal objetivo da ação é manter um canal de diálogo com a juventude, de modo que as duas partes trabalhem unidas em prol de políticas públicas que atendam devidamente o público jovem.

O fomento a atitudes proativas foi um dos destaques do evento. “Suas atitudes, ações e iniciativas neste momento vão permitir que vocês tenham um futuro melhor. O fato de vocês estarem organizados sob a forma de grêmios já mostra que vocês têm engajamento e são participativos. Isso é fundamental também para que a gente possa construir um futuro melhor para os nossos bairros e para a nossa cidade”, destacou o prefeito, que fez uma apresentação dos programas municipais já implantados e destinados à juventude.

Entre eles, podem ser citados a Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI), o programa Mogilínguas, o Polo Digital, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), o Crescer, o Prefeito Jovem, Contexto Jovem, Jovem Monitor, Jovem Multitiplicador, o Mogiativa, o Núleo de Avaliação Física e o Jovem Cidadão.

Há ainda os eventos e festivais que são realizados anualmente e também são voltados ao público jovem, como o Festival da Juventude, o Prêmio Jovem de Fotografia, o Festival de Teatro Estudantil, o Prêmio Jovem da Música Mogisana, a Casa do Hip Hop e o Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM).

O encontro contou com apresentações do grupo de danças urbanas Free Step On, da Casa do Hip Hop e teve uma palestra motivacional ministrada por Eduardo Zugaib, que abordou a importância da tomada de atitude por parte dos jovens. Outra atração foi a presença do Mogi das Cruzes/Helbor, o time de basquete da cidade, que sorteou entre os gremistas camisetas autografadas pelos jogadores.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, destacou que, a partir desse canal de diálogo que foi criado, os jovens poderão transmitir demandas e propostas, que serão compiladas e, em um segundo momento, enviadas para apreciação do Governo do Estado.

O encontro de grêmios também contou com a presença da subsecretária de Articulação Regional – Capital da Secretaria de Estado da Educação, Elizabeth Gambini, que representou o secretário de Estado, Rossieli Soares da Silva, da dirigente regional de Ensino, Araci Nunes Camargo, da secretária municipal de Educação, Juliana Guedes e de diversas outras autoridades municipais. (Lívia de Sá)