Equipe de karatê de escola municipal conquista medalhas em mundialito na Argentina

12 de setembro de 2019

A equipe de karatê da Escola Municipal Profª Noemia Real Fidalgo, no Jardim Maricá, conquistou três medalhadas no 13º Mundialito Shorin Ryu Shin Shu Kan, realizado em Córdoba, na Argentina, nos dias 06 e 09 de setembro de 2019. Esta foi a primeira competição internacional do grupo, que integrou a equipe brasileira que participou do mundialito. Os atletas são alunos do projeto, que acontece na unidade escolar há 16 anos por meio do projeto “A Escola é Nossa”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, com a abertura das escolas para atividades da comunidade.

Com apenas um ano no projeto, Ana Virgínia Biasioli, de 54 anos, conquistou a medalha de prata na categoria kata e shiai kumie absoluto master. Lucas Vitório Alves da Silva, de 22 anos que está no projeto há quase 11 anos, conquistou a medalha de bronze na categoria shiai kumie adulto com mais de 75 quilos. O atleta também disputou a categoria shiai kumite equipe absoluto. Há cinco anos treinando na escola, a jovem Raíssa Gabrielle de Fátima Cardoso Fernandes, de 16 anos, também levou o bronze na categoria kata absoluto de 16 a 18 anos. A atleta disputou com meninas de sua idade, mas de faixa preta, ela está na faixa verde.

Todos os atletas medalhistas estão classificados para o Mundial, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2021. A equipe também contou com Godoy Bueno, de 54 anos, há oito anos no projeto, que disputou a categoria shiai kumite absoluto máster. As aulas são ministradas pelo professor sensei Domingos para alunos e ex-alunos da unidade escolar e membros da comunidade, totalizando, 70 alunos. A equipe contou com apoio da comunidade, dos próprios participantes e ações da escola para custear a viagem. (Kelli Correa Brito)