Festa de lançamento do Carnaval 2019 será neste sábado na quadra da Vila Industrial

Secretaria de Cultura

15 de agosto de 2018

Neste sábado (18/08), a retomada dos desfiles carnavalescos em Mogi das Cruzes será celebrada em uma festa de lançamento do Carnaval 2019, na quadra da escola de samba Unidos da Vila Industrial. O evento é uma realização dos dirigentes das agremiações da cidade e tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

De acordo com os organizadores, será uma grande festa, que contará com a presença das baterias e casais de mestre-salas e porta-bandeiras das escolas de samba Unidos do Sales, Acadêmicos da Fiel, Águia de Prata, Acadêmicos do São João, Estação Primeira de Brás Cubas, além da própria Unidos da Vila Industrial. A aquisição dos ingressos deve ser feita diretamente com os responsáveis pelas agremiações carnavalescas. Também foi criada uma página do evento na rede social Facebook, com mais informações.

A volta do Carnaval de Mogi das Cruzes foi definida no início de julho deste ano, após diversas reuniões com os presidentes das agremiações, que pediam o retorno da festa. De lá para cá, a Secretaria de Cultura já procedeu com o chamamento público para as agremiações que quisessem receber recursos públicos para prepararem seus desfiles. Foram habilitadas as mesmas agremiações que vão participar do evento de lançamento neste sábado.

Todas as escolas aprovadas no processo de seleção terão direito a receber verba da Prefeitura, porém o valor total a ser transferido a cada uma delas estará diretamente atrelado ao cumprimento das exigências previstas no Programa de Carnaval.

Entre outros itens, o programa pede que as agremiações promovam eventos para a captação de recursos, atualizem documentação e cumpram prazos no que se refere à entrega de diversos itens, como enredo, samba-enredo e croquis de fantasia,

As agremiações do grupo especial terão direito a até R$ 40 mil cada e as do grupo de acesso poderão receber até R$ 22 mil cada. Os desfiles serão apenas em um dia e estão previstos para acontecer em 2 de março de 2019.

A Avenida Cívica, que é a passarela oficial do samba da cidade, terá uma estrutura reduzida e não contará, por exemplo, com arquibancadas, camarotes e áreas cobertas para o público espectador. Por outro lado, a plateia poderá assistir aos desfiles de forma totalmente gratuita.

Vale lembrar que todas as mudanças foram acertadas diretamente com os presidentes das escolas de samba, em reuniões realizadas no primeiro semestre do ano. O acordo foi de priorizar a realização dos desfiles, em detrimento de uma grande estrutura no entorno.

A apuração, anúncio da vencedora e entrega de troféus deve acontecer no dia 4 de março, no espaço do Tiro de Guerra.

A previsão é de investir cerca de R$ 420 mil no Carnaval de 2019, já incluindo os recursos a serem destinados às escolas de samba. Isso equivale a praticamente um terço do que foi gasto na última edição, em 2016, que teve investimento de R$ 1,2 milhão. (Lívia de Sá)