Marcus Melo entrega creche sustentável para 200 crianças no Mogi Moderno

14 de setembro de 2019
Doze novas creches no modelo sustentável devem ampliar ainda mais o atendimento em educação infantil. Quatro unidades já foram entregues e três estão em ampliação. (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

O prefeito Marcus Melo entregou na manhã deste sábado (14/09) a terceira creche sustentável do município, o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Prof. Egberto Malta Moreira, no Mogi Moderno. O evento foi marcado pela emoção da homenagem ao patrono e faz parte da programação da Prefeitura de Mogi das Cruzes em comemoração aos 459 anos da cidade. O novo prédio atenderá 200 alunos de quatro meses a três anos em período integral.

“Este prédio faz uma homenagem ao professor Egberto. Um reconhecimento pela dedicação e trabalho a quem muito fez pela nossa cidade. Temos o compromisso de elevar a qualidade do ensino. Não é só entregarmos mais um prédio bem estruturado e inovador como esse, mas o importante é capacitar os professores para que possamos preparar melhor nossos alunos para essa nova realidade em que vivemos”, disse Melo, que estava acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

A nova creche segue o mesmo modelo das duas creches entregues no último sábado (07/09) em Jundiapeba. É uma unidade escolar com soluções sustentáveis e que será a referência em edificações verdes da cidade. Cada escola pode gerar sua própria energia elétrica, através de sistema sustentável de energia solar e também há o reuso das águas pluviais, além de piso emborrachado e iluminação e ventilação natural.

O vice-prefeito Juliano Abe destacou que o novo modelo é o marco de um novo olhar para educação infantil no município. “Temos materiais pedagógicos específicos e prédios pensados de acordo com a sustentabilidade. É um novo olhar para a educação infantil. As entidades que nos ajudam a administrar estas creches tem um serviço bem avaliado junto à comunidade”.

A nova creche tem sete salas, dois berçários, além de áreas pedagógica, administrativa, serviços e de convívio. O investimento na obra foi de R$ 2.254.590,54. A secretária de Educação, Juliana Guedes, observou que a Administração Municipal está entregando novas obras e ampliando o atendimento. “Não paramos de entregar novos equipamentos e manter o atendimento que já existia. Este novo equipamento deve funcionar em meados de outubro, após a conclusão do processo de chamamento público para a administração do prédio”.

Mogi das Cruzes terá 15 novas creches até o próximo ano. Quatro já foram entregues e estão em construção uma creche no Jardim Universo, uma na Vila Natal, uma na Vila Nova Estação e mais uma em Jundiapeba. Outras sete estão em licitação. Estão sendo ampliadas três creches, sendo duas em Jundiapeba (CEIM Dr. Luiz Carlos Bacci e CEIM Carlos Garcia) e uma no Parque Olímpico (CEIM Wilson Salomão Cury). Serão criadas 50 novas vagas em cada unidade, totalizando 150 vagas.

Homenagem ao patrono

O patrono da nova creche é o professor Egberto Malta Moreira. Advogado de formação, veio com sua esposa e filhos para Mogi das Cruzes em 1975, mas desde 1969 já lecionava a disciplina de Direito Civil na cidade. Foi professor por 30 anos e participou da formação jurídica de mais de 30 mil alunos. Atuou também como advogado até seus últimos dias de vida. Foi um entusiasta das áreas de educação, cultural, direito e política.

O irmão do patrono, Eduardo Augusto Malta Moreira, falou em nome da família. “Quando vislumbro a escolha dos nomes para os patronos pela Prefeitura, vejo como um passo adiante da homenagem em si mesma. É a escolha pelos dotes que a pessoa possui. Ele era um exemplo de dignidade, ética, honestidade e espero que nestas qualidades as crianças possam se espelhar”, disse.

Além da foto do professor, a família entregou um quadro com a biografia. “Para que as pessoas saibam quem foi o patrono desse centro de educação onde deram seus primeiros passos”, disse Moreira. O vereador Protássio Nogueira, amigo há mais de 20 anos do homenageado, também fez um relato emocionado sobre o professor.

O deputado estadual Marcos Damásio, que foi aluno do professor Egberto na faculdade de direito, também participou do evento. “Mogi dá mais um exemplo de que pensa no futuro da cidade. Investir em um equipamento como esse é investir nas crianças, elas representam o futuro do país”. O evento contou ainda com a participação da Banda Escolar formada pelos alunos das escolas municipais Professora Apparecida Ferreira Cursino, no Jardim Universo, e Professora Florisa Faustino Pinto, no Jardim Santos Dumont.

O novo prédio recebeu as bênçãos do pastor José Miraídes e do padre Francisco Deragil de Souza, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque. Participaram do evento vereadores Claudio Miyake, vice-presidente da Câmara Municipal, Edson Santos, Antonio Lino, Marcos Furlan e José Francimário Vieira de Macedo. (Kelli Correa Brito)