Marcus Melo entrega duas creches em Jundiapeba para 400 crianças em período integral

07 de setembro de 2019
As novas creches serão as novas referências em edificações verdes do município com 10 soluções sustentáveis. (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

O prefeito Marcus Melo entregou na manhã deste sábado (07/09), os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) Nelson Albissu e Profª Débora de Siqueira Bitarães Franco, em Jundiapeba. O evento faz parte das comemorações pelos 459 anos de Mogi das Cruzes. As duas novas creches seguem o novo modelo arquitetônico com 10 soluções sustentáveis e atenderão juntas 400 crianças em período integral. A solenidade foi marcada pela emoção das homenagens aos patronos.

O número de vagas foi ampliado com o novo projeto, cada unidade passa a atender 200 alunos. “Esses dois equipamentos vem para complementar a rede  de ensino da nossa cidade. As unidades de educação infantil e creche são reconhecidas pela sua qualidade na cidade. Essas creches foram reformuladas. Tínhamos um projeto anterior que atendia 110 vagas, ou seja, essas duas creches correspondem a quase quatro creches do modelo anterior”, disse o prefeito, acompanhando pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

As novas creches têm sete salas, dois berçários, além de áreas pedagógica, administrativa, serviços e de convívio. O investimento foi de R$ 4.132.034,54. No mesmo terreno, está sendo construído o terceiro Cempre de Jundiapeba, com capacidade para 840 alunos. O distrito ainda receberá ainda três novas creches neste modelo e outras duas unidades em funcionamento estão sendo ampliadas.

O processo de chamamento de entidades para administração das unidades está em andamento. “Administramos em parceria com as organizações sociais através de um chamamento transparente para que possam gerar empregos no bairro e as famílias possam ter a oportunidade de ter o acesso a educação mais próximo de sua residência”, disse Melo.

O vice-prefeito Juliano Abe destacou que as novas creches marcam o compromisso da administração e um novo jeito de trabalhar. “Damos início a uma nova etapa na educação infantil em nossa cidade, que iniciamos com o material didático próprio para esta faixa etária e agora, os novos prédios com os atributos sustentáveis”, disse. No próximo sábado (14/09), às 10 horas, será entregue mais um nova unidade neste modelo sustentável, o CEIM Prof. Egberto Malta Moreira, que fica rua Tenente Agenor Bertini com rua Ginis Bardazzi Neto, no Mogi Moderno.

Homenagens aos patronos

Ao som da Banda Escolar do Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Nova Jundiapeba, a secretária de Educação, Juliana Guedes se emocionou ao falar dos patronos das novas unidades. “Conheci o Nelson Albissu, quando ainda era diretora do Crescer e ele nos procurava sobre projetos para idosos. A Débora trabalhava conosco e tinha sempre um sorriso largo, recentemente estava trabalhando com um projeto de educação financeira e queria que todas as escolas participassem”.

A filha mais velha da professora Débora, Verônica Bitarães Franco Dias, também falou sobre o amor da mãe pela educação. “Dedicou toda sua vida como professora, se apegava muito às crianças. Esta é uma homenagem maravilhosa em um lugar que ela tanto amava”, disse. A família do escritor e dramaturgo Nelson Albissú também agradeceu a homenagem. “Esta inauguração é uma forma de não só perpetuar o nome dele no coração da gente, mas da sua obra em um espaço que marca duas coisas pelas quais ele sempre lutou, a educação e a cultura”, disse a filha Rosangela Gimenes Albissu.

O vereador Edson Santos foi autor da indicação para o nome do escritor na nova unidade. Estiveram presentes secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Sadao Sakai e os vereadores Antonio Lino. Pedro Komura, José Francimário Vieira de Macedo. Os novos prédios foram abençoados pelo padre Jonatas Pereira Diniz, da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Sabaúna e os pastores Samuel José Marques e Sulamita Baptista Marques, da Igreja Academia de Adoração e Louvor Ministério Exaltation. (Kelli Correa Brito)