Prefeito implanta o período integral no Cempre Benedito Ferreira Lopes

16 de março de 2019

O prefeito Marcus Melo implantou na manhã deste sábado (16/03) o período integral no Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, o antigo Caic, única escola da rede municipal de ensino que atende alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A comunidade compareceu em peso ao evento, que também contou com as mais de 80 ações da primeira edição de 2019 do Bairro Feliz, iniciativa que leva saúde, lazer, cultura e prestação de serviços para perto dos moradores de Mogi das Cruzes.

“Estamos preparando os nossos alunos para a vida. Programamos oficinas para que os jovens tenham uma iniciação em outras atividades, que possam trazer novas possibilidades para o futuro. O período integral traz uma formação completa e temos o planejamento para ampliar o programa para outras escolas”, disse o prefeito, que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

Durante a semana, os alunos do Cempre Benedito já puderam conferir as oficinas oferecidas pelo programa. “Os alunos participaram ativamente das oficinas e temos visto um saldo muito positivo. São oficinas intelectuais, esportivas e culturais que vão contribuir para as aulas no ensino regular”, avaliou a diretora da escola, Debora Soares Alves Teixeira. Algumas das oficinas oferecidas são cientistas do futuro, Mogilínguas, Flag Football, Judô, Coral, Games, entre outras. São atendidos 625 alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental na unidade escolar.

Para a secretária de Educação, Juliana Guedes, os jovens terão uma melhor preparação para o futuro. “É uma preocupação do prefeito Marcus Melo em focarmos nos jovens, criando oportunidades para que eles tenham uma ocupação e o período integral será uma oportunidade para trazer novas perspectivas para nossos alunos”, disse. A Pasta também conta com a Escola de Empreendedorismo e Inovação que está com inscrições abertas para 315 vagas em oito cursos gratuitos.

A igualdade de oportunidades trazida pelo período integral foi destacada pelo vice-prefeito Juliano Abe. “É um programa que faz com que nossos jovens tenham as mesmas condições para ingressar no mercado de trabalho. Vamos continuar trabalhando para entregar mais melhorias para a qualidade de vida da nossa população”, disse. As oficinas foram apresentadas nas salas do Cempre e as autoridades também fizeram o plantio de mudas na entrada da escola.

Famílias lotam o Bairro Feliz

Em sua primeira edição de 2019, o Bairro Feliz ofereceu mais de 80 ações para a comunidade da Vila Lavínia e região. “Perguntamos aos secretários o que mais poderíamos levar ao Bairro Feliz e conseguimos trazer para esta edição mais de 80 ações, entre serviços e apresentações para a população da Vila Lavínia e região. Recebemos hoje um grande público e estamos trabalhando para ampliar a oferta de atividades culturais nos bairros”, disse o prefeito.

No Ginásio do Cempre Benedito Ferreira Lopes, foram realizadas as disputas das categorias de base do Campeonato Metropolitano de Futsal Série Ouro entre o Mogi das Cruzes Futsal e a Associação Sorocabana Magnus Futsal nas categorias sub-18, sub-16, sub-14 e sub-12, das 9 às 12 horas. O auditório do Cempre Benedito e o palco externo montado na EM Benedito Ferreira Lopes, que também recebeu os serviços do programa, ficaram lotados com o público que prestigiou as apresentações musicais de convidados, alunos e as bandas escolares das escolas municipais.

Participaram do evento o presidente da Câmara, Sadao Sakai e os vereadores Rodrigo Romão, Fernanda Moreno, Pedro Komura e Ricardo Finomasa. Os secretários municipais, Marcos Regueiro, de Gabinete e Gestão, Nilo Guimarães, de Esporte e Lazer, Daniel Teixeira de Lima, Verde e Meio Ambiente, Clovis da Silva Hatiw Lú Júnior, de Finanças, Walter Zago, de Obras e o Ouvidor, Romildo Campello e a comanda da Guarda Municipal, Thais Nascimento. (Kelli Correa Brito)