Prefeitura inicia obras da creche no Jardim Universo para 137 alunos

20 de setembro de 2018
Nova creche será construída na rua Pref. Sebastião Cascardo, nos fundos da EM Profª Apparecida Ferreira Cursino. Serão atendidos 137 alunos. (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

O prefeito Marcus Melo assinou na manhã desta quinta-feira (20/09) a ordem de serviço para o início das obras da creche que será construída no Jardim Universo. O novo prédio ficará na Rua Pref. Sebastião Cascardo, nos fundos da Escola Municipal Profª Apparecida Ferreira Cursino. Esta é a quarta unidade do novo modelo arquitetônico sustentável que está sendo construída na cidade, mas terá um modelo mais compacto devido à adequação ao terreno. A animação dos alunos da escola municipal contagiou a todos.

A obra será concluída em 12 meses. Serão atendidas 137 crianças e o investimento será de R$ 1.608.277,38. “Essa creche é um pouco menor por conta da característica do terreno. O bairro do Jardim Universo é consolidado, então acaba sendo mais difícil encontrar um terreno com um espaço adequado. Para esta nova unidade, utilizando um espaço que já era do município com a escola municipal”, disse o prefeito.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Claudio Rodrigues de Faria, apresentou as inovações sustentáveis do novo modelo arquitetônico das creches. Faria explicou ao público e aos alunos da escola municipal, recursos como a reutilização da água e o uso da luz solar. O novo prédio também terá piso emborrachado reciclado, muro verde, pavimento em concreto permeável, área para horta, entre outras soluções sustentáveis.

O prédio do Jardim Universo terá 1 berçário e 5 salas de atividades, diferente do modelo padrão que atende 195 alunos. A secretária de Educação Juliana Guedes, destacou que embora em um formato mais compacto, a creche terá as mesmas funcionalidades. “É o mesmo projeto das outras três unidades que estão em construção”, destacou.

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Marcus Melo, o secretário de Obras, Walter Zago Ujvari e o proprietário da construtora Topus Terra, Antonio Claudio Chamorro, que será responsável pela obra. Os vereadores Antonio Lino e Marcus Furlan também participaram do evento.

Esta é a quarta unidade do novo modelo arquitetônico sustentável que está sendo construída na cidade. Foram iniciadas neste mês as obras de uma nova creche no Mogi Moderno e duas em Jundiapeba. Nas quatro unidades serão atendidos 722 alunos. O investimento total é de R$ 7.994.902,46.

O modelo padrão tem uma área construída de 895 m2. Os prédios terão sete salas, dois berçários, além de áreas pedagógica, administrativa, serviços e de convívio. Cada unidade tem capacidade para atender 195 crianças. (Kelli Correa Brito)