Premiação da Jornada Matemática 2018 inicia a campanha Outubro da Educação

02 de outubro de 2018

A alegria dos alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes tomou conta do auditório do Cemforpe na manhã desta terça-feira (02/10) com a premiação da Jornada Matemática 2018. O evento, que contou com a participação das famílias dos estudantes e educadores, abriu a programação do Outubro da Educação, campanha realizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. Este mês é dedicado à apresentação de iniciativas inovadoras e projetos que fazem da educação mogiana uma referência de qualidade.

“O mês de outubro é o mês da educação em Mogi das Cruzes. Um mês onde nós podemos mostrar o trabalho que foi feito durante o ano, reconhecer as conquistas dos professores e de todos os colaboradores das escolas de Mogi porque nosso objetivo é o mesmo, preparar os nossos alunos para a vida”, destacou o prefeito Marcus Melo, acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo. A programa completa está disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou alguns dos eventos que fazem parte da programação. “É uma programação fruto do que as escolas desenvolveram o ano todo e também temos eventos para a população, como a Feira e o Concurso Gastronômico do Crescer e os tours dos Mogilínguas. A participação dos pais e das famílias é muito importante”. O primeiro tour do Mogilínguas neste mês será neste sábado (06/10) e na próxima semana nos dias 10 e 11, no Cemforpe, será a Mostra das Escolas de Tempo Integral.

Com 46.460 alunos atendidos, a rede municipal de ensino se destacou no IDEB, indicado de qualidade da educação do Ministério da Educação, alcançando a nota 6,8, maior media da cidade e nota superior à meta para 2021, que é de 6,6. “A educação do município de Mogi das Cruzes é uma educação diferenciada, fizemos uma remodelação de algumas atividades, demonstrando a importância de reforçar o ensino, pois a vida nos demanda estarmos preparados para o futuro”, avaliou o prefeito.

A rede municipal também está entre as cinco redes de ensino selecionadas no primeiro semestre de 2018 para participar do programa Formar da Fundação Lemann. Em setembro, foram iniciadas as obras de quatro novas creches na cidade, sendo uma no Mogi Moderno, uma no Jardim Universo e duas em Jundiapeba. O distrito de Jundiapeba também receberá um novo Cempre para 840 alunos e  a cidade agora conta com a Escola de Empreendedorismo e Inovação.

A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou alguns dos eventos que fazem parte da programação. “É uma programação fruto do que as escolas desenvolveram o ano todo e também temos eventos para a população, como a Feira e o Concurso Gastronômico do Crescer e os tours dos Mogilínguas. A participação dos pais e das famílias é muito importante”. Estão programados o lançamento do programa Simulados, do Educa + Mogi Tecnologia e a segunda edição da Olimpíada Mogiana de Robótica.

Jornada Matemática

A Jornada Matemática, realizada por uma comissão formada pelo Departamento Pedagógico, orientadores de informática e supervisores da Secretaria de Educação, foi realizada pela primeira vez neste ano para alunos do 5º ano do ensino fundamental. Entre maio e agosto, estudantes participaram das etapas, que envolveram as 23 escolas que aderiram à iniciativa. Nesta terça-feira (02/10), foi aplicada a prova final para as equipes das 11 escolas finalistas. Cada unidade escolar levou sua torcida, que animou os competidores.

Enquanto a avaliação era corrigida, o público assistiu as apresentações dos Canarinhos do Itapety, sob a regência da maestrina Solange Urbano e também a uma paródia sobre a Jornada elaborada pelos alunos do Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Nova Jundiapeba. Os jovens músicos do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, que venceram a categoria infantil do XXIV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, realizado em Aracaju (SE) em 2017, encerraram a parte cultural do evento.

A escola vencedora foi a Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes, da Vila Lavínia. A equipe foi formada pelos alunos Guilherme de Araujo Camargo, Ericky Yuta Yamanaka, Pedro Felipe Oliveira e Caroline Nauane Rodrigues Carvalho. “É uma emoção muito grande. Ele e o irmão adoram matemática e pedem para o pai sempre passasr exercícios para eles”, contou emocionada a mãe de Ericky, que é irmão de Patrick Kenji Yamanaka, aluno do Cempre Benedito Ferreira Lopes, que recebeu medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

A premiação foi entregue pelo prefeito, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a secretária de Educação e o vereador Mauro Araujo, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal. A segunda colocação ficou com a EM Profª Celia Pinheiro Franco, no Mogi Moderno, seguida pela EM Des. Armindo Freire Mármora, na Vila Nova Aparecida e pelo Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, em Nova Jundiapeba. (Kelli Correa Brito)