Projetos de Educação Musical de Mogi das Cruzes são referências para Mendes (RJ)

13 de maio de 2022

Um grupo de educadores Mendes (RJ) esteve em Mogi das Cruzes nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/05) para acompanhar a palestra do educador José Pacheco e conhecer os projetos de Educação Musical, desenvolvidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. Esta é a segunda visita da cidade à Mogi. Os municípios são parceiros na Rede de Comunidades de Aprendizagem.

Na quarta-feira (11/05), os visitantes participaram de uma palestra com o professor José Pacheco, designer educacional, está entre os educadores mais influentes em termos de aprendizagem e inovação pedagógica. No mesmo dia, também conheceram os fundamentos dos projetos Pequenos Músicos...  Primeiros Acordes na Escola e Pra Ver a Banda Passar.

“Apresentamos para eles todo o conceito da educação musical em Mogi. Desde o ensino da base com a musicalização, passando pelo ensino sinfônico para o ciclo I do Fundamental e as bandas e fanfarras no ciclo II. Acreditamos que passamos uma base muito importante para a implantação do trabalho em Mendes e somos parceiros nesse processo”, disse o maestro Daniel Bordignon, supervisor dos projetos de Educação Musical.

A visita às escolas municipais aconteceu nesta quinta-feira (12/05) e foram acompanhadas pelo maestro e os membros do grupo de trabalho do Programa Educação Humanizada, Integral em Comunidades de Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, Tina Carvalho, Ana Julia Bernardo e Wander Lopes.

As escolas visitadas foram a EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna, em Taiaçupeba, que desenvolve o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola e as escolas municipais Verª Astréa Barral Nébias, em Jundiapeba, EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson e EM Prof. Afonso Caporali Filho, Conjunto Residencial Cocuera, integrantes do projeto Pra Ver a Banda Passar.

“Nossos professores estão encantados com toda a força que música tem contribuído na educação de Mogi. Estamos tentando levar essa oportunidade para as crianças de Mendes. Agradecemos toda a oportunidade que Mogi tem nos proporcionado, tanto na educação humanizada como nas vivências de música”, observou a secretária de Educação de Mendes (RJ), Maria Paula Vale.