Secretaria promove formação para professores e profissionais da cozinha nesta sexta

12 de julho de 2018

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes dará continuidade nesta sexta-feira (13/07) à formação dos profissionais das cozinhas que atuam na rede municipal de ensino e dos professores, que estão participando da programação “BNCC em Debate” sobre os novos desafios da Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação. A atividade desta quinta-feira (12/07) reuniu mais de 1,7 mil profissionais em diferentes espaços da cidade.

“Este é um período do ano em que aproveitamos para capacitar os profissionais da Secretaria de Educação. Neste ano, conseguimos organizar uma semana de formação para reunir todos os professores e também atendê-los de acordo com o segmento em que atuam. São momentos importantes para todos os profissionais refletirem sobre sua prática nas escolas”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.

A Capacitação para Manipuladores de Alimentos 2018, organizada pelo Departamento de Alimentação Escolar, acontece no Cempre Ver. Ivan Nunes Siqueira, no Oropó. Nesta quinta-feira (12/07), 272 profissionais aprenderam sobre itens do Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Higiene e Segurança Alimentar e conheceram o regulamento do Selo Cozinha Nota 10 – Edição 2018. A formação continuará nesta sexta-feira (13/07) com mais 294 profissionais.

BNCC em Debate

A formação para os professores da rede municipal de ensino desta quinta-feira (12/07) foi realizada em três espaços diferentes, em que os 1.482 profissionais foram divididos de acordo com a modalidade de ensino em que atuam. Os professores da Educação Infantil assistiram à palestra “BNCC e os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil”, com a coordenadora de projetos e formadora do Instituto Avisa Lá, Maria Virgínia Gastaldi, no Theatro Vasques.

No Cemforpe, os professores do ensino fundamental Ciclo I participaram da palestra “A BNCC, a leitura e a formação de leitores” com a profª Ma. Kátia Lomba Bräkling e profa. Ma. Marly de Souza Barbosa. No auditório da Escola de Governo e Gestão, o tema trabalhado com os professores de ensino fundamental ciclo II, na Escola de Governo e Gestão, foi “Porque inovar na educação é uma questão de fazer e não de falar!” com a coordenadora da pós-graduação em Gestão da Aprendizagem da Braz Cubas, Adriana Martinelli.

A programação continua nesta sexta-feira (13/07) com as palestras “BNCC e os Campos de Experiência na Educação Infantil”, com a professora e mestre do Instituto Singularidades, Silvana Augusto, sobre “A Educação Matemática nos Anos Iniciais e a BNCC” com o prof. Me. Ivan Cruz Rodrigues, que participa do Grupo de Referência em Matemática (GRM), da Secretaria de Estado da Educação e “Inovação e Avaliação”, com o prof. Dr. José Moran, pesquisador e orientador de Projetos Educacionais Inovadores com metodologias ativas nas modalidades presencial e a distância. (Kelli Correa Brito)