Refis fecha primeiro mês com 2,8 mil acordos; prazo para obter benefícios do programa termina dia 29
Secretaria de Finanças
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou 2.810 acordos de adesão ao Refis 2019 no primeiro mês do Programa Especial de Refinanciamento de Débitos (período de 1 a 31 de outubro). O valor negociado é de R$ 10.143.092,73, a serem pagos em até 96 meses, que é o número máximo de parcelas. O montante efetivamente arrecadado no período foi de R$ 1.790.040,56, considerando o pagamento à vista ou a entrada de 10%, nos casos de parcelamento. O Refis começou em 1º de outubro e a oportunidade de obter os benefícios do programa, que são descontos de juros e multas, vai até o dia 29 de novembro, sem prorrogação.
“O valor negociado no primeiro mês é de aproximadamente 30% de nossa expectativa para todo o período do programa. Acredito que a maior procura seja agora, em novembro, devido à primeira parcela do 13º salário. Porém, é importante lembrar que o objetivo do Refis não é arrecadação, mas dar oportunidade para que contribuintes com impostos atrasados saiam da inadimplência com o município”, afirma o secretário de Finanças, Clovis da Silva Hatiw Lú Jr.
Pelo Refis, contribuintes que possuem débitos com o município, inscritos em dívida ativa, poderão negociar o pagamento de suas dívidas com até 100% de desconto nos juros e multas. A negociação pode ser feita toda pela internet, facilitando a vida do contribuinte, ou nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).
Dívidas com pagamento à vista têm desconto de 100% nos juros e multas. Os demais abatimentos são de forma escalonada, de acordo com o número de parcelas, sempre com 10% de entrada: em até 12 prestações, 90% de desconto nos juros e multas; de 13 a 24 parcelas, 80% de desconto nos juros e multas; de 25 a 96 vezes, 70% de desconto sobre os juros e multas.
O pagamento pode ser feito nos seguintes bancos autorizados: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Mercantil do Brasil e Bradesco, além das casas lotéricas.
Contribuintes com parcelamento de dívidas em andamento que quiserem aderir ao Refis 2019 não podem fazer o procedimento pela internet. É necessário comparecer a uma unidade do PAC para fazer o novo parcelamento.
Podem ser quitadas dívidas com tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), taxas e contribuições, além de débitos com o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) inscritos na dívida ativa, como contas de água e taxas em atraso. (Julio Nogueira)
Refis 2019 – Formas de parcelamento
Dívidas com pagamento à vista terão desconto de 100% nos juros e multas. Os demais abatimentos serão de forma escalonada, de acordo com o número de parcelas:
- 10% de entrada e o restante em até 12 prestações: 90% de desconto nos juros e multas
- 10% de entrada e o restante de 13 a 24 parcelas: 80% de desconto nos juros e multas
- 10% de entrada e o restante de 25 a 96 vezes: 70% de desconto nos juros e multas
Independentemente do valor da entrada, que sempre será de 10% do total da dívida, o valor mínimo da parcela não pode ser inferior a meia Unidade Fiscal do Município (UFM). Em 2019, o valor da UFM é R$ 174,07. A parcela, portanto, não pode ser menor que R$ 87,03.
Quem poderá parcelar? Quais documentos deve trazer?
- Apenas o contribuinte do tributo, ou representante legal devidamente comprovado;
- O contribuinte dos tributos mobiliários (ISS e taxas de licença, principalmente) são as pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços. Se pessoa jurídica, é necessário comprovar sua representação (contrato social ou procuração); se pessoa física, deve apresentar documento original com foto;
- O contribuinte dos tributos imobiliários (especialmente o IPTU) é o proprietário do imóvel ou o seu possuidor. Se pessoa jurídica, é necessário comprovar sua representação (contrato social ou procuração); se pessoa física, deve apresentar documento original com foto;
- Se o contribuinte do IPTU não for proprietário registrado do imóvel, o parcelamento só será possível se, além da apresentação de documento original com foto, a pessoa assinar um “termo de possuidor”, que será fornecido pela Prefeitura. Trata-se de uma declaração de que a pessoa tem relação jurídica com o imóvel (tem a posse, por qualquer razão).
*Pela internet, para o parcelamento, serão necessários os dados do contribuinte registrados no cadastro
*O interessado precisa apresentar o número do código do contribuinte e, no caso de empresas, o Cadastro de Contribuinte Municipal (CCM)
*O cadastro deve estar atualizado
Mais informações pelo telefone 4726-6696 (Departamento de Cobrança Amigável)
Endereços dos PACs:
- PAC Prédio 1: Avenida Narciso Yague Guimarães, 277, Centro Cívico
- PAC Braz Cubas: Rua Capitão Francisco de Almeida, 47
- CIC Jundiapeba: Alameda Santo Ângelo, s/nº
O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
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