Cemitério da Saudade está preparado para atender os munícipes e receberá novas vagas

Secretaria de Governo

22 de março de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

Desde janeiro deste ano, com o início da atual gestão, o Cemitério da Saudade, na Vila Vitória, tem recebido ações constantes da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O cemitério conta atualmente com 200 vagas disponíveis para sepultamentos e poderá receber 850 novos lóculos (câmaras para sepultamentos), resultado de um planejamento ordenado da área.
 
Uma das primeiras ações realizadas pela Administração Municipal foi uma vistoria feita por um grupo intersetorial formado pelas secretarias municipais de Governo, Obras, Verde e Meio Ambiente e Serviços Urbanos. O grupo esteve no local para o planejamento de ações, que pudessem trazer soluções para problemas antigos, como a reorganização do espaço para a ampliação de vagas.
 
Atualmente a demanda está sendo atendida com a possibilidade de abertura imediata de novas vagas, caso haja um aumento do número de sepultamentos. As ações para novas construções estão em andamento.  O grupo verificou que poderiam ser utilizados outros espaços sem prejudicar a circulação, como as ruas transversais com mais de três metros de largura, em que é possível, de maneira ordenada e até com calçadas, a implantação de novas vagas, e também em mais duas áreas ao lado da capela.
 
Como resultado do trabalho do grupo intersetorial estão programados 850 novos lóculos. Inicialmente serão construídos 150, que estão em processo de licitação para a contratação de uma empresa, que será responsável por essa primeira etapa. Outros 700 já estão autorizados para construção.
 
Mogi das Cruzes conta com três cemitérios municipais (São Salvador, Saudade e Sabaúna), além de um cemitério particular. Os três cemitérios municipais, juntos, reúnem cerca de 18 mil sepulturas. O quantitativo inclui sepulturas perpétuas e provisórias - aquelas em que as famílias podem fazer o sepultamento, com uma utilização por um período de até 36 meses.