Festival de Verão recebe a 1° Mostra de Música de Câmara de 4 a 8 de fevereiro

Secretaria de Cultura

22 de janeiro de 2020

O 7° Festival de Verão, que se estende até dia 8 de fevereiro, receberá a 1º Mostra de Música de Câmara de Mogi das Cruzes, viabilizada pelo Programa de Fomento à Arte e Cultura (Profac) de Mogi das Cruzes. Serão cinco concertos camerísticos, dos dias 4 a 8 de fevereiro. Cada concerto terá a apresentação de um grupo e formação diferentes, com o objetivo de possibilitar um intercâmbio cultural, troca de experiências e o fomento à música camerística.

O primeiro grupo a se apresentar na Mostra será o quinteto de metais BrassUka. A formação estará no dia 4 de fevereiro, às 20 horas, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. O BrassUka foi fundado em abril de 2011, em São Paulo, por cinco músicos, amigos de longa data, que sempre tiveram vontade de mostrar a versatilidade dos seus instrumentos, os metais.

Trata-se de um quinteto de metais formado por trompa, tuba, trompetes e trombone, que busca a qualidade musical e o impacto sonoro com muita irreverência e diversão, levando esta formação camerística para diferentes plateias. Desde a sua formação, o BrassUka já realizou mais de 200 concertos no Brasil e na Argentina. O repertório do quinteto é bastante extenso e reúne obras de todos os períodos da música ocidental, desde músicas tradicionais de diversas culturas até compositores contemporâneos.

A programação continua com o quarteto Trompas do Itapety, que se apresentará no dia 5 de fevereiro, também no Centro Cultural, às 20 horas. O grupo foi idealizado pelo músico Odilon Bueno e nasceu da vontade do trompista de reunir músicos amigos para difundir a música camerística pelo Estado de São Paulo e pelo Brasil.

O maior propósito é levar música a lugares distantes que tenham limitação de acesso a arte de forma geral. O grupo nasce com o desejo de compartilhar e dividir o palco com instrumentistas de outros instrumentos, para que a composição seja ainda mais explorada e original. O concerto, intitulado "Trompeando", aborda todo o potencial da trompa, levando o público a uma imersão na história da música, passando por mais de 500 anos de história da música instrumental, pelos períodos barroco, clássico, romântico, moderno e contemporâneo, explorando a música erudita e popular.

Já o Ventos Itapety, que também está na programação da 1ª Mostra de Câmara, é um quinteto de sopros, formado no início de 2019. A formação tem como característica a diferença de timbre de cada instrumento, o que possibilita um vasto repertório, desde transcrições de orquestra até música popular brasileira. Dentre os concertos realizados pelo grupo, destacam-se a 1° Oficina de Música de Mogi das Cruzes do Projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, Semana da Comunicação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e uma performance especial de Pedro e o Lobo. Para a 1ª Mostra de Música de Câmara, o grupo trará obras originais de compositores brasileiros no dia 6 de fevereiro, às 20 horas, no Theatro Vasques.

Na reta final da Mostra, Mogi receberá o Quinta Essentia, quarteto de flauta doce que é o principal representante do instrumento no Brasil e um dos mais importantes grupos de música de câmara brasileiros da atualidade. Sua formação inusitada, com quatro integrantes e um único instrumento, inspira novos trabalhos, fomenta novos públicos e divulga a cultura brasileira e a música de câmara nacional em diferentes países do mundo. A apresentação será no dia 7 de fevereiro, também no Theatro Vasques, às 20 horas.

Quem encerrará a mostra é o quarteto de cordas Iapó, que se apresentará no dia 8 de fevereiro, no Largo do Rosário, às 11 horas. O grupo possui uma abordagem popular brasileira e não se prende a um único estilo musical. Entremeado de rebuscados arranjos, o show proporciona ao público um passeio artístico pelos estilos da música brasileira como frevo, forró, samba, choro, canção, com uma abordagem moderna trabalhada na linguagem dos arranjos. O repertório é estritamente brasileiro e reúne canções popularmente consagradas, bem como o trabalho de novos compositores.

Todas as atrações da mostra são gratuitas. Quem deseja prestigiá-las deve chegar aos espaços fechados, que são o Theatro Vasques e ao Centro Cultural, com uma hora de antecedência, para a retirada de ingressos.

Tradição

A cidade de Mogi das Cruzes tem tradição no ensino de música instrumental, com seus projetos de musicalização cada vez mais reconhecidos país afora. Assim, a 1º Mostra de Música de Câmara em Mogi das Cruzes vem para compor esse cenário, a partir do fomento à música camerística na cidade e região servindo de modelo e estímulo para a formação de novos grupos, bem como difusão da música instrumental. Allan Caetano é o idealizador e diretor artístico da 1º Mostra de Música de Câmara de Mogi das Cruzes. (Duda Machado)

Mais informações podem ser conferidas na página do Facebook da Mostra.

Confira abaixo programação completa do 7° Festival de Verão