Nova etapa da fase de transição do Plano SP começa a valer neste sábado, da 24

Secretaria de Governo

23 de abril de 2021

Com o anúncio da nova etapa da fase de transição do Plano São Paulo, que ocorreu nesta sexta-feira (23/04), Mogi das Cruzes seguirá as medidas definidas pelo Decreto Municipal nº 20.014/2021, de 23 de abril de 2021, que começam a valer neste sábado (24/04). Comércio, atividades religiosas, academias e parques poderão reabrir, respeitando a limitação de público, seguindo o distanciamento social e os protocolos sanitários.

O decreto autoriza a abertura de atividades comerciais (inclusive em shoppings centers, galerias e estabelecimentos do tipo) com capacidade de público de até 25% e/ou distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os consumidores e funcionários. O atendimento presencial ocorrerá entre 11h e 19h e é obrigatório o cumprimento integral dos protocolos sanitários.

Para as atividades religiosas (igrejas e templos), o decreto prevê capacidade de até 25% do número de pessoas autorizado no alvará de funcionamento e/ou distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os frequentadores. Poderão ocorrer atendimentos presenciais individuais e coletivos, com a adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

No setor de serviços, os restaurantes e similares poderão operar com capacidade de até 25% e/ou distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os consumidores e funcionários. O consumo local poderá ocorrer das 11h às 15h e das 18h às 22h, com o cumprimento integral dos protocolos sanitários.

Os salões de beleza e barbearias seguem o mesmo regramento, com limite de capacidade de 25% do público e/ou distanciamento de 1,5 metro. O atendimento presencial pode ocorrer entre 11h e 19h, com o cumprimento integral dos protocolos sanitários.

As atividades culturais (eventos, convenções, museus, galerias de arte, bibliotecas, teatros, cinemas, salas de espetáculos, eventos de cultura e entretenimentos) também deverão ocorrer com capacidade de até 25%, distanciamento de 1,5 metro e atendimento presencial das 11h às 19h, com cumprimento integral dos protocolos sanitários.

Parques e academias

As academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginástica seguem a regra de capacidade máxima de 25% e/ou distanciamento mínimo de 1,5 metro, com atendimento presencial das 7h às 11h e das 17h às 21h, de segunda à sexta-feira. O atendimento presencial ocorrerá das 6h às 14h aos sábados e domingos, sempre com o cumprimento integral dos protocolos sanitários.

No caso dos Parques da Cidade, Centenário e Leon Feffer, o funcionamento será das 6h às 18h. A limitação de público continua: será de 1,5 mil pessoas, simultaneamente, para os Parques Centenário e Leon Feffer. Para o Parque da Cidade será de 650 pessoas.

No Parque Centenário, os brinquedos e churrasqueiras seguem fechados para o público. Os bebedouros também estarão fechados, por isso a orientação é para que as pessoas tragam água de casa. Já o Parque da Cidade estará aberto para atividades individuais. As quadras esportivas e as churrasqueiras permanecerão fechados ao público.

O Parque Municipal Chiquinho Veríssimo e o Núcleo Ambiental da Ilha Marabá recebem visitas monitoradas, mediante agendamento pelo telefone 4798-5959 e com grupos reduzidos.