Pronto!, o novo sistema de transporte coletivo, começa neste domingo com projeto piloto

Secretaria de Mobilidade Urbana

01 de abril de 2022

O Pronto!, o novo sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes, começa a operar neste domingo (03/04), com o projeto piloto que traz novidades para deixar o serviço mais moderno e eficiente para a população. Neste momento, as alterações ocorrerão em linhas das regiões do Cocuera e de Biritiba Ussú, além da criação de uma nova Linha Expressa e três Linhas Circulares.

A principal novidade do novo sistema Pronto! é a diminuição de circulação dos ônibus na região central de Mogi das Cruzes, com as linhas passando a ter ponto final nos terminais mais próximos de suas regiões. Esta medida garante viagens mais rápidas, com mais previsibilidade de horários e pontualidade no atendimento aos bairros, uma vez que não haverá a interferência do trânsito pesado do Centro nos trajetos.

As linhas C404 (Conjunto Residencial Toyama) e C405 (Conjunto Residencial Cocuera) deixarão de ter ponto final no Terminal Central e passarão para o Terminal Estudantes e se chamarão E404 e E405, respectivamente. Já as linhas E392 (Manoel Ferreira) e E393 (Biritiba Ussú via Boa Vista) passarão do Terminal Estudantes para o Terminal Central, passando a ser denominadas C392 e C393.

Com a implantação do Pronto!, foi possível também ampliar o atendimento aos bairros, com um total de 55 novos horários. A reprogramação foi feita ouvindo a população por meio do Programa Participa Mogi Mobilidade, em que os moradores puderam indicar os melhores horários a serem implantados.

A linha E404 (Conjunto Residencial Toyama) terá o acréscimo de 10 novas viagens, enquanto a linha E405 (Conjunto Residencial Cocuera) será beneficiada com 13 novas partidas. Ainda nesta região da cidade, a linha E493 (Cocuera – Lago Azul) terá 18 novos horários. Já na região de Biritiba Ussú, as linhas C392 (Manoel Ferreira) e C393 (Biritiba Ussú via Boa Vista) terão sete novas partidas cada uma, somando 14 viagens.

Para orientar a população, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está distribuindo materiais informativos nos Terminais Central e Estudantes, nos ônibus e nos bairros participantes do projeto piloto, e disponibilizou um site com todas as informações do sistema.

Linha Expressa e Circulares

Para ligar os dois terminais e atender a região central, estão sendo criadas três linhas circulares e uma linha expressa, que farão a integração gratuita com as demais linhas do sistema de transporte, com a utilização do Cartão Pronto!. A Linha Expressa terá identificação laranja e vai unir os dois terminais sem paradas no caminho, no mesmo modelo do metrô. A previsão é que esta linha tenha intervalos de cinco minutos entre os ônibus.

Já o Circular Saúde terá cor azul e passará pelos principais locais de atendimento médico de Mogi das Cruzes, como o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, o Pró-Mulher, o Pró-Criança, entre outros. Por fim, o Circular Centro e o Circular Centro via Rua Ipiranga vão atender os pontos na Região Central e deverão ser usados pelos passageiros que têm interesse em desembarcar entre os Terminais Central e Estudantes.

Veja mais detalhes em: Pronto! terá linhas circulares para ligar os terminais e atender o Centro

Integração

Os passageiros participantes do projeto piloto também terão mais benefícios na integração do transporte coletivo, o que vai garantir mais economia nas viagens para quem utiliza mais de um ônibus. Eles poderão fazer a integração gratuita com qualquer linha da cidade, pelo prazo de 1h30. Pelo sistema atual, a integração só é possível para linhas de outras regiões.

A princípio, a nova integração será válida para as linhas das regiões participantes do projeto piloto, mas será ampliada gradativamente para outras regiões da cidade.

A Prefeitura também criou o Cartão Pronto!, que faz parte do novo sistema de transporte coletivo. Ele traz novas funcionalidades, como um QR Code que direciona para a página da secretaria com os horários de todas as linhas e marca o início desta nova fase do transporte coletivo de Mogi das Cruzes. O novo cartão está à disposição dos passageiros nos pontos de venda da Mogi Passes nos terminais e em quiosques montados pela empresa.