Testes de faixa reversível na avenida João XXIII terão continuidade nesta semana

Secretaria de Mobilidade Urbana

29 de março de 2022

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana continuará durante esta semana os testes para a implantação de uma faixa reversível na avenida João XXIII, entre o distrito de Cezar de Souza e o Jardim Armênia. Na manhã desta terça-feira (29/03), primeiro dia da análise, os resultados foram positivos para a fluidez do trânsito sentido bairro-centro da via.

A faixa reversível funciona das 7h às 9h, no trecho da avenida João XXIII entre a linha férrea que corta a avenida e a rua Júlio Perotti. O objetivo é melhorar a circulação de veículos entre a região leste da cidade e os bairros próximos ao Centro, que apresenta problemas, principalmente durante o horário de pico da manhã.

Durante o período de testes, os técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana analisarão os impactos da medida na circulação, já que o comportamento do trânsito e dos motoristas são diferentes a cada dia. Os testes serão feitos com adequações operacionais que serão implantadas com base na observação do que ocorre na via e também análises de outros fatores, como a movimentação dos ciclistas e dos caminhões, que têm uma presença importante na avenida João XXIII, além do transporte coletivo.

No teste desta terça-feira, o resultado foi favorável para a movimentação dos motoristas que deixam Cezar de Souza em direção ao Centro. Já no sentido oposto, foi registrada lentidão na aproximação do cruzamento com a rua Júlio Perotti.

A implantação da faixa reversível na avenida João XXIII está sendo testada dentro das medidas para melhoria do fluxo de veículos entre a região leste de Mogi das Cruzes e os bairros próximos ao Centro, nos horários de pico da manhã. Dentro destas intervenções, já estão sendo operadas duas faixas reversíveis: na avenida Pedro Romero (entre Cezar de Souza e o Rodeio) e na avenida Engenheiro Miguel Gemma (entre a rua Júlio Perotti e a avenida Santa Rita).

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana lembra ainda que estão previstas intervenções estruturais para a circulação no distrito de Cezar de Souza, com o programa Viva Mogi, que prevê a construção de novas avenidas que deverão ter impacto positivo em toda a região leste da cidade. Para definir os detalhes desta questão, em estudo específico voltado à mobilidade urbana está em andamento na região de Cezar de Souza.