Trânsito na Avenida João XXIII melhora com nova operação de semáforo durante a manhã

Secretaria de Mobilidade Urbana

05 de abril de 2022

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana finalizou os testes para melhoria da fluidez do trânsito na avenida João XXIII, no horário de pico da manhã. Com base nos resultados, a operação manual do semáforo do cruzamento com a rua Júlio Perotti foi definida como a melhor alternativa para a melhoria da fluidez da via entre o distrito de Cezar de Souza e o Jardim Armênia.

De acordo com os dados levantados pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana, com a medida foi possível diminuir o tempo para o percurso entre a rotatória existente no encontro da avenida João XXIII com a avenida Presidente Castello Branco até o cruzamento com a rua Júlio Perotti para até cerca de 6 minutos. Anteriormente, os motoristas demoravam entre 20 e 30 minutos para fazer o mesmo percurso.

Para a adoção da medida, um técnico é deslocado para o local e faz a operação manual do semáforo no período entre as 7h e as 9h, observando o fluxo de veículos de ambas as vias. Além disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana também realizou adequações no tempo do semáforo do encontro das avenidas Vereador Narciso Yague Guimarães e Santa Rita.

“A ligação entre a região leste e os bairros próximos ao Centro da cidade tem períodos críticos durante a manhã, quando as pessoas estão indo para o trabalho ou estudar. Na avenida João XXIII, os testes mostraram que a operação do semáforo trouxe um ganho de tempo significativo para os motoristas e para o transporte coletivo, aliada a outras ações realizadas de forma concomitante”, explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

A secretária lembrou ainda que, para alcançar o resultado positivo, outras ações também foram desenvolvidas, como a reprogramação do semáforo da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães com a avenida Santa Rita e a implantação da faixa reversível na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no trecho entre a rua Júlio Perotti e a avenida Santa Rita, também durante o horário de pico da manhã. A estrutura atende os veículos leves que chegam à cidade pela via e tem impacto no volume de veículos que circula pela avenida João XXIII, uma vez que tira parte do fluxo que utilizava a via e que passou a trafegar pela avenida Santa Rita.

“O ganho de tempo é resultado deste conjunto de ações, que dão mais condições de fluidez para os veículos”, completou.
Durante os testes, que foram realizados durante toda a semana passada, também foi experimentada a implantação de faixa reversível entre a linha férrea que passa pela avenida João XXIII e a rua Júlio Perotti.