Alckmin vem a Mogi nesta quarta para entregar novo Fórum de Braz Cubas

Secretaria de Obras

18 de abril de 2017
Novo prédio do Fórum de Braz Cubas foi construído pelo Governo do Estado, com o terreno doado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo do Estado de São Paulo, o prédio do novo Fórum de Braz Cubas será entregue nesta quarta-feira (19/04/2017), às 10 horas. A cerimônia deverá contar com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa.

"Este é um dos momentos mais importantes para Mogi das Cruzes. Há décadas, a população, promotores, juízes e advogados cobravam uma ampliação do Poder Judiciário", afirma o prefeito Marcus Melo.

A unidade funcionará na AvenidaValentina Mello Freire Borenstein, em Braz Cubas, próximo do Parque Leon Feffer. O prédio tem cerca de 10 mil metros de construção e foi construído pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 7 milhões.

O terreno, de 15 mil metros quadrados, foi doado para a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Esta cessão, realizada em 2012, foi fundamental para a obra. "Havia um impasse muito grande e com esta doação, o convênio pôde ser firmado e hoje temos um novo Fórum para Braz Cubas, já que o antigo prédio não atende mais a demanda da cidade, seja em seu espaço físico ou nas estruturas ali instaladas", diz o prefeito.

O prédio foi construído pelo modelo de layout acoplado flexível, que facilita a ampliação das áreas para expansão dos serviços. Afora a área construída, ainda restam 5 mil metros quadrados para uma futura ampliação. Em seu interior, as instalações são amplas e confortáveis, com estacionamento e em uma localização de fácil acesso. Nesta nova unidade ficarão a varas criminais, enquanto no Fórum central permanecerão as cíveis.

Em 2014, o Fórum Distrital de Braz Cubas foi extinto e sua estrutura foi unificada ao Fórum de Mogi das Cruzes, com a instalação da 6ª e 7ª Varas Cíveis, bem como da 3ª Vara Criminal e da Vara da Infância e da Juventude. A medida teve como objetivo agilizar a tramitação dos processos judiciais em Mogi das Cruzes. Com a unificação, a divisão do funcionamento dos prédios do Fórum do Centro Cívico e de Braz Cubas passou a ser estrutural e não mais territorial.

A viabilização de um novo prédio para o Fórum de Braz Cubas foi possível após intensas negociações realizadas entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania.

Em dezembro de 2011, foi celebrado o protocolo de intenções entre a Administração Municipal e o Governo do Estado para a realização da obra e, em junho de 2012, a Prefeitura de Mogi das Cruzes conseguiu a reversão da área que havia sido doada para uma empresa e não ainda havia sido utilizada. Finalizada essa negociação, a doação pôde ser feita e o novo Fórum construído por meio da parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Governo do Estado. (Ana Figueiredo)