Com investimento de R$ 1,9 milhão, Vila Nova União receberá nova unidade de saúde da família

Secretaria de Obras

20 de abril de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Vila Nova União receberá em breve uma nova unidade de saúde que vai melhorar o atendimento em toda a região, incluindo os bairros vizinhos. As obras da Estratégia Saúde da Família (ESF) – nova nomenclatura utilizada pelo Governo Federal para as conhecidas Unidades de Saúde da Família – estão em fase de acabamento. São R$ 1.962.600,82 em investimento em um prédio novo, com 600,88 m2 de área construída, em um terreno com 2.212,25 m2. A capacidade de atendimento será para até 1,2 mil famílias, num total de 4,5 mil pessoas, com previsão de 2 mil procedimentos por mês. 

A secretária municipal de Obras, Leila Alcântara Galvão, explica que as obras estão praticamente concluídas, restando apenas detalhes de acabamento. ”É um edifício moderno e bem projetado, que oferecerá conforto e ótimas condições de trabalho para os funcionários e de atendimento para os pacientes. Como a área da construção civil é considerada essencial na pandemia, nós mantivemos todas as obras públicas em andamento, zelando pelo cumprimento das medidas sanitárias e mantendo um acompanhamento permanente junto às empresas contratadas”, explica.

A nova unidade de saúde funcionará ao lado do Posto de Saúde da Vila Natal, na avenida Coronel Cardoso de Siqueira, que também recebeu reforma, manutenção e pintura. A localização estratégica das duas unidades tem como objetivo atender a comunidade por meio da reorganização da Atenção Básica com base nos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A previsão é de que trabalhem no local 13 profissionais (1 médico, 1 dentista, 1 auxiliar de saúde bucal, 2 técnicos de enfermagem, 1 auxiliar administrativo, 1 técnicos de farmácia e 6 agentes comunitários). O atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas.

Entre os procedimentos previstos estão consultas, pré-natal, avaliação antropométrica, coleta de materiais para exames, curativos, vacinas, retiradas de ponto, aferição de pressão arterial, temperatura, grupos educativos, planejamento familiar, visitas domiciliares e encaminhamentos.