Marcus Melo visita obras do Corredor Leste-Oeste e pavimentação de ruas em Jundiapeba

Secretaria de Obras

01 de março de 2018
Avenida das Orquídeas começa a tomar forma: via completará o Corredor Leste-Oeste, que será uma nova alternativa para a ligação Mogi-Suzano (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

O prefeito Marcus Melo vistoriou nesta quinta-feira (01/03) pela manhã as obras do Corredor Leste-Oeste - que será uma nova ligação da cidade com o Rodoanel Leste - e também a pavimentação de ruas em Jundiapeba. Ao lado do presidente da Câmara, Pedro Komura, e de vereadores, Melo percorreu um trecho da Avenida das Orquídeas e em seguida esteve na avenida José Antonio de Melo, em Jundiapeba, que recebeu cobertura de paralelepípedos.

“O corredor será uma nova via que permitirá a ligação com Suzano e com o Rodoanel, além de estimular o crescimento e o desenvolvimento de toda esta área”, disse o prefeito. O secretário municipal de Obras, Walter Zago, explicou que as obras chegaram a 50,9% do cronograma, compreendem nove quilômetros e são divididas em três etapas.

A primeira, já concluída, foi entregue no dia 23 de dezembro de 2016 e consistiu na recuperação da avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, entre as avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Valentina de Mello Freire Borenstein. Esta intervenção proporcionou um novo corredor de transporte e escoamento de cargas para as empresas instaladas na Vila São Francisco. A pista anterior era de paralelepípedos e estava desgastada com a passagem de veículos pesados.

A segunda etapa dos trabalhos é o alargamento da avenida Guilherme Georgi, entre Jundiapeba e a divisa com Suzano. Os trabalhos estão praticamente concluídos e a avenida recebeu intervenções de drenagem e construção de uma nova pista. Nestas duas etapas, observa Zago, houve considerável ganho de mobilidade para os motoristas, que passaram a trafegar em avenidas mais largas e com todos os dispositivos de segurança, como sinalização de solo e retornos.

A terceira etapa também é a mais complexa e a que está em andamento atualmente. Trata-se da construção da Avenida das Orquídeas, que vem sendo aberta entre o distrito de Braz Cubas, da avenida David Bobrow até Jundiapeba, interligando-se com a Guilherme George.

Quando as três fases estiverem concluídas, o Corredor Leste-Oeste será uma via alternativa à SP-66, hoje saturada. O projeto prevê pistas com 10 metros de largura cada, corredor exclusivo para o transporte coletivo no canteiro central, ciclovia e calçada para a circulação de pedestres.

Pavimentação em Jundiapeba

Já as obras de drenagem e pavimentação da Vila Nova Jundiapeba estão finalizadas. O investimento foi de R$ 9,7 milhões e beneficiará 70 mil moradores. Na pavimentação, foram contemplados 57 quarteirões, compreendendo 17 ruas, que totalizam 5,3 mil metros lineares.

Na drenagem, foram implantados 3.820 metros lineares de tubulação, para captação das águas pluviais e diminuição no risco de enchentes. Em virtude das características do solo local, o material utilizado para o calçamento das vias foi o paralelepípedo. Uma novidade importante foi que as obras incluíram também a construção das calçadas para os imóveis que não tinham. Todo o trabalho foi feito pela Prefeitura, sem custo nenhum para os moradores.

Foram beneficiadas as ruas Alício de Carvalho, Dolores de Aquino, Manoel Fernandes, Benedita Pereira Franco, Alexandre Andreotti, Augusto Regueiro, Francisco Soares Marialva, José Pereira, Honduras, Lourenço Della Nina, José Antônio de Melo, Manoel Freitas Garcia, Talete Maccio, José da Silva Barreto, Bolívia, Inglaterra e Venezuela.

As obras complementam outro grande trabalho de drenagem e pavimentação em Jundiapeba, que foi realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes entre 2012 e 2014. Na época, foram 55 mil metros quadrados de área total pavimentada, contemplando 50 quarteirões.

Também participaram da vistoria desta quinta-feira os vereadores Mauro Araújo, Carlos Evaristo, Edson Santos, Jean Lopes e Francimário Vieira, bem como os secretários municipais Claudio Rodrigues (Planejamento e Urbanismo), José Luiz Freire de Almeida (Transportes) e Marco Soares (Governo). (Marco Aurélio Sobreiro)