Obras de esgotamento sanitário no Botujuru e Cezar chegam a 66,5% de execução

Secretaria de Obras

24 de julho de 2020

O prefeito Marcus Melo vistoriou, na manhã desta sexta-feira (24/07), as obras de esgotamento sanitário do Botujuru e parte de Cezar de Souza. O investimento é de R$ 37,3 milhões na implantação de 45 quilômetros de redes de esgoto, 2.760 ligações prediais, 3.500 novas ligações prediais ao término da obra, 6 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), 4.000 metros de linhas de recalque (bombeamento) e 4.500 metros de coletores-tronco. Os serviços, que são gerenciados pela Secretaria Municipal de Obras,  chegam a 66,5% de execução.

A população beneficiada será de 35 mil pessoas (20 mil em Cezar de Souza e 15 mil no Botujuru).

“O Botujuru é um bairro antigo, que começou a ser ocupado há mais de 70 anos e agora, finalmente, contará com um serviço de saneamento, num trabalho que trará muita qualidade de vida aos moradores”, afirmou o prefeito. “Além da melhoria na vida das pessoas, com esta obra estamos cumprindo também um compromisso ambiental, avançando na despoluição do rio Tietê”, completa.

Nas duas últimas décadas, o município passou de apenas 0,5% de tratamento de esgoto para os atuais 61% - índice que crescerá após a conclusão das obras em andamento.

A obra abrange os bairros do Botujuru, Jardim São Pedro, Vila Nova Aparecida, Jardim das Bandeiras, Granja Anita e região do Conjunto Jefferson. Neste último bairro, o sistema já entrou em operação.

No início de 2019, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) interligou a rede de esgoto do conjunto, o que possibilitou a desativação da estação de tratamento do bairro. Com isso, os efluentes passaram a ser enviados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, em Cezar de Souza, com utilização de uma estrutura mais moderna.

Após a conclusão das obras, por parte da Prefeitura, o sistema será gerenciado pelo Semae.

Outras obras
Além do esgotamento sanitário do Botujuru e parte de Cezar de Souza, o Semae e a Prefeitura atuam em outras frentes para melhorar os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Está em andamento a reforma e modernização da Estação Elevatória da rua Indonésia. A principal unidade de bombeamento de esgotos de Jundiapeba passa por readequações estruturais, obras civis e melhorias nos sistemas elétrico, hidráulico e mecânico. O investimento total, incluindo a construção de rede de recalque e muro de gabião, é de cerca de R$ 4,3 milhões.

Com um investimento de R$ 9,5 milhões, com recursos do governo federal, a Prefeitura está implantando o sistema de esgotamento sanitário em Jundiapeba e Nova Jundiapeba. Os trabalhos estão em fase inicial e incluem a construção de uma estação elevatória, 15 quilômetros de redes, 1.760 metros de coletor-tronco e 1.240 metros de linha de recalque (bombeamento).

O projeto representará um aumento de 6,9% no volume de esgoto tratado na cidade. Especificamente em Jundiapeba e Nova Jundiapeba, o índice será superior a 90%, tanto coleta quanto tratamento. A previsão é concluir os trabalhos em 2021.

O Semae também está elaborando projetos de sistemas de esgotamento sanitário para os núcleos isolados de Biritiba-Ussu, Chácaras Guanabara, Jardim Nove de Julho, Parque São Martinho, Parque Varinhas, Quatinga, Taiaçupeba e Vila Mathias.

O investimento é de R$ 5,7 milhões, sendo R$ 4,6 milhões do Governo Federal e R$ R$ 1,1 milhão do Município (valor para a soma de todos os oito núcleos). Nesta etapa, estão sendo feitos os projetos para, posteriormente, a autarquia buscar recursos para as obras.