Obras do Parque da Cidade começam neste sábado, com a presença de Ruy Ohtake

Secretaria de Obras

01 de abril de 2016
Início das obras do Parque da Cidade acontece neste sábado, a partir das 10 horas. Prefeito Bertaiolli visitou a área que receberá o novo espaço de lazer de Mogi das Cruzes

O prefeito Marco Bertaiolli visitou, na manhã desta sexta-feira (01/04), a área que receberá o Parque da Cidade, no bairro Parque Santana. As obras de construção do novo espaço de lazer, cultura e contemplação da cidade terão início neste sábado (02/04), às 10 horas, em um evento que terá a participação do arquiteto Ruy Ohtake, um dos mais renomados profissionais do país e que assina o projeto.

"Esta será uma das maiores conquistas de Mogi das Cruzes nos últimos anos. É um parque para toda a cidade e que contempla a todos: crianças, jovens, adultos e idosos. Uma área de dez quarteirões, que estava fadada a ser abrigo de marginais, foi recuperada pela Prefeitura para se transformar em um equipamento de melhoria da qualidade de vida da população", explicou Bertaiolli, que visitou a área acompanhado de moradores da região, vereadores e imprensa.

O Parque da Cidade será construído em uma área de 85 mil metros quadrados na região do Parque Santana. O local terá acessos pela avenida Jardelina de Almeida Lopes, onde ficará a entrada principal, e pela rua Francisco Affonso de Mello. O investimento na construção será de R$ 9.831.567,23 e a previsão é que os trabalhos sejam entregues em dezembro.

O Parque da Cidade terá um espelho de água cercado por palmeiras, bosque com árvores nativas, borboletário, jardim com flores produzidas na cidade, teatro de arena para apresentação de artistas da cidade, pista de caminhada, campo de futebol, ciclovia, quadras poliesportivas e de areia, pavilhão esportivo, lanchonete, área administrativa com vestiários e uma praça de integração entre crianças e idosos, que contará com playground e Academia da Terceira Idade. "Esta será uma novidade do parque porque promoverá a integração da família. Enquanto os avós fazem exercícios, os netos poderão brincar", destacou o prefeito.

Bertaiolli explicou ainda que o Parque da Cidade contará com mais de 400 vagas de estacionamento, entre a área interna e externa. "O parque será gradeado, com a presença de um guarda municipal morando no local, como já adotamos em outros locais. Ele abrirá às 6 horas e fechará à noite. O gradil será recuado, permitindo a implantação de estacionamento a 45 graus, ampliando a capacidade de vagas", disse.

Durante o evento deste sábado, o arquiteto Ruy Ohtake fará uma apresentação sobre todos os pontos previstos para o local. A Prefeitura montará uma estrutura especial para que os participantes possam conhecer os detalhes do projeto. Além disso, também poderão apresentar sugestões para o novo parque.

O Parque da Cidade será o quinto parque municipal de Mogi das Cruzes e o segundo entregue pela atual administração, ao lado do parque Botyra Camorim Gatti, que foi revitalizado e entregue à população em 2010. Além disso, em 2011, o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello foi reaberto ao público. O município também conta com os parques Centenário, no distrito de Cezar de Souza, e Leon Feffer, em Braz Cubas. (LM)