Parque da Cidade está com 75% de obras concluídas

Secretaria de Obras

10 de novembro de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli visitou, na manhã desta quinta-feira (10/11), as obras de construção do Parque da Cidade, localizado no Parque Santana. A nova área de lazer da cidade, que tem 85 mil metros quadrados e projeto do arquiteto Ruy Ohtake, já está com 75% dos serviços concluídos e será entregue à população de Mogi das Cruzes em dezembro. "Teremos um parque com diversas atrações e é importante disponibilizar este espaço até o final de dezembro para que, em janeiro, que é um mês de férias, toda a família mogiana possa aproveitar. A empresa contratada para a construção está trabalhando para que o parque seja entregue como um presente de Natal para a cidade", destacou Bertaiolli, lembrando que o espaço possui um conceito inclusivo, com a convivência de pessoas de todas as idades. O prefeito percorreu todas as dependências do parque ao lado de vereadores, do secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues, e de representantes da Demax Serviços e Comércio, contratada para a construção. Ele explicou que todas as construções estão sendo feitas na área de 55 mil metros quadrados conseguidos pela Prefeitura junto ao Governo Federal. Já os 30 mil metros quadrados restantes, que pertenciam ao clube Campestre, serão destinadas para que os frequentadores realizem caminhadas, utilizem as churrasqueiras já existentes e façam picnics. Além disso, o ginásio esportivo também receberá os usuários e será disponibilizado espaço para estacionamento de veículos. "O parque trará uma valorização muito grande para a região. Ele será fechado e funcionará das 6 às 22 horas, então não haverá atividades que tragam problemas aos moradores. Além disso, teremos guardas municipais que vão morar no parque, nas casas da zeladoria, a exemplo do que já foi feito em outros espaços, trazendo mais segurança para a população", disse Bertaiolli. O Parque da Cidade terá entradas pela avenida Jardelina de Almeida Lopes, em frente a praça Deputado Paulo Kobayashi, e pela rua Francisco Affonso de Mello. O projeto desenvolvido pelo arquiteto Ruy Ohtake conta com espelho de água cercado por palmeiras, praça de integração entre crianças e idosos, com playground e Academia da Terceira Idade (ATI), bosque com espécies nativas da região do Alto Tietê, orquidário e jardim de flores, com variedades produzidas em Mogi das Cruzes, teatro de arena para atividades culturais de artistas da cidade, churrasqueiras, dois campos de futebol society, pista de caminhada com 1.200 metros de extensão, duas quadras de tênis, quadra poliesportiva, duas quadras de vôlei de areia, três quadras de basquete (modalidade streetball) e pavilhão esportivo para atividades como tênis de mesa, xadrez e judô. O prefeito lembrou ainda que o muro que existe atualmente cercando o terreno na avenida Jardelina de Almeida Lopes será substituído por gradil e recuado para permitir o estacionamento de veículos em 45 graus. O mesmo procedimento será feito no alinhamento da praça Deputado Paulo Kobayashi. Com isso e as vagas existentes no interior do parque, será ampliada a capacidade para receber os veículos dos frequentadores. Para os ciclistas, está previsto um espaço com capacidade para 200 bicicletas. O Parque da Cidade será o quinto parque municipal de Mogi das Cruzes e o segundo entregue pela atual administração, ao lado do parque Botyra Camorim Gatti, que foi revitalizado em 2010. Além disso, em 2011, o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello foi reaberto ao público. O município também conta com os parques Centenário, no distrito de Cezar de Souza, e Leon Feffer, em Braz Cubas. (LM)