Programa Ilumina Mogi avança e substitui lâmpadas por modelos LED na avenida Kaoru Hiramatsu

Secretaria de Obras

26 de abril de 2019

O trabalho de substituição de lâmpadas tradicionais por modelos LED nas principais entradas da cidade está em andamento. Após a conclusão do serviço nas avenidas Lourenço de Souza Franco e Francisco Ferreira Lopes – beneficiando a ligação entre Mogi das Cruzes e Suzano – , a avenida Kaoru Hiramatsu também teve os serviços concluído. Outro ponto que recebe os trabalhos atualmente é a rodovia Mogi-Dutra.

“Este é um compromisso que estamos cumprindo e que traz uma série de benefícios aos moradores, motoristas e pedestres. Com as entradas da cidade com melhor iluminação, temos um ganho significativo em segurança pública, pois isso facilita o trabalho da polícia e do monitoramento com câmeras, além da própria segurança de trânsito, pois as lâmpadas LED melhoram a visualização das placas e de toda a sinalização das vias”, explica o prefeito Marcus Melo.

Ao todo, serão substituídas 1 mil luminárias convencionais por modelos em LED. Além das entradas já beneficiadas, o trabalho incluirá ainda a Mogi-Guararema (trecho da avenida Francisco Rodrigues Filho, até o cruzamento com a rua Dr. Deodato Wertheimer), a Mogi-Salesópolis (trecho da avenida Engenheiro Miguel Gemma, a rua Julio Perotti e um trecho da avenida João XXIII, até o cruzamento com a avenida Narciso Yague Guimarães) e a Mogi-Bertioga (trecho da avenida Pedro Machado até a avenida Dr. Álvaro de Campos Carneiro).

As luminárias retiradas dessas avenidas estão sendo implantadas em pontos escuros, principalmente em bairros mais afastados e na zona rural, ampliando o sistema e levando mais segurança para a população destas regiões. Além disso, outra importante obra do município, o Corredor Leste-Oeste, está em fase final de execução e atualmente os trabalhos incluem a preparação para a instalação do posteamento e das luminárias – que serão em LED, seguindo o padrão das entradas da cidade.

Ilumina Mogi

O balanço do programa Ilumina Mogi mostra que a rede da cidade conta atualmente com 44.513 luminárias – incluindo luminárias de rua e ornamentais, como em praças e espaços públicos. Desde o início do ano até o dia 23 de abril, foram registrados 5.287 pedidos de manutenção por parte da população, o que significa uma média de 1.321 solicitações por mês, menos de 3% do total de pontos de luz.

Pedidos registrados pela população no sistema Ilumina Mogi:

- Lâmpadas apagadas: 4.757

- Lâmpadas que acendem e apagam: 427

- Lâmpadas sempre acesas: 53

- Braços quebrados: 19

- Luminárias quebradas: 13

- Mau contato em conexão: 7

- Verificar funcionamento em ponto: 5

- Correção de posição de braço/luminária: 2

- Vistoria em campo: 2

- Lâmpada não desliga: 1

- Verificar posição em luminária: 1

Assim que os pedidos são feitos, é emitida uma ordem de serviço para a empresa responsável pela manutenção, a Trajeto, contratada pela Prefeitura para a execução do trabalho. O secretário municipal de Obras, Thiago Takeuchi de Oliveira, lembra que é fundamental que a população ajude a Prefeitura a manter o patrimônio público, informando sobre ocorrências no sistema. A Administração Municipal faz manutenção do parque de iluminação, como trocas de lâmpadas e braços. Já a EDP São Paulo é a fornecedora de energia e cuida de equipamentos como transformadores.

Os mogianos podem registrar as solicitações de serviços de iluminação pública pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal, que funciona em horário comercial. Há também a opção de registro pelo site de Prefeitura (http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/obras/ilumina-mogi.php). A indicação do local em que há problemas de iluminação pode ser feita por meio de um mapa. Ações de vandalismo devem ser denunciadas à Polícia Militar, pelo 190, ou à Guarda Municipal, pelo 153. (Marco Aurélio Sobreiro)