Serviços de iluminação pública podem ser solicitados por aplicativo de celular

Secretaria de Obras

19 de abril de 2016
População pode comunicar problemas no sistema de iluminação pública pelo contato Geolux no aplicativo Telegram. Também há opções pelo telefone 156 e pelo site da Prefeitura

Os moradores de Mogi das Cruzes têm mais um canal de comunicação para informar problemas no serviço de iluminação pública do município, dentro do programa Ilumina Mogi, desenvolvido pela Prefeitura. Por meio do contato Geolux no aplicativo Telegram, para smartphones, é possível cadastrar reclamações sobre problemas como lâmpadas apagadas ou com defeito e acompanhar o andamento dos serviços de manutenção.

O canal pelo aplicativo de celular se soma aos canais de comunicação já existentes, pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal, ou pelo site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, na página do programa Ilumina Mogi, onde também é possível acompanhar a solicitação.

"É muito importante a participação da população no trabalho de manutenção do sistema de iluminação pública da cidade, auxiliando no sentido de informar os problemas de lâmpadas apagadas que possam ocorrer, independentemente se ser em frente a sua casa, no caminho para o trabalho ou para a escola. A Prefeitura tem toda a estrutura organizada para realizar a manutenção e normalizar o serviço, que é importante para a segurança da população", explicou o secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues.

Para quem já possui o aplicativo Telegram, basta buscar o contato Geolux. Ao abrir a conversa com o contato, serão apresentadas ao usuário todos os passos para que o relato do problema seja feito. Para facilitar ainda mais o contato, a indicação do local em que a iluminação não está funcionando adequadamente pode ser feita por meio de um mapa.

O secretário lembrou que a Prefeitura e a empresa responsável pelos serviços de iluminação pública no município estão preparando uma divulgação sobre o novo canal de comunicação, que será feita junto às escolas. O objetivo é que as crianças sejam multiplicadoras das informações junto a suas famílias.

"Atualmente, os smartphones fazem parte da rotina da maioria da população brasileira. Com esta nova opção de contato, que foi desenvolvida especialmente para receber as solicitações, o objetivo é facilitar ainda mais o acesso dos mogianos ao serviço", disse Rodrigues.

A Administração Municipal assumiu os serviços de manutenção da iluminação pública da cidade em agosto do ano passado, atendendo a uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para isso, a Administração Municipal criou uma estrutura dentro da Secretaria Municipal de Obras que gerencia o programa Ilumina Mogi. Além disso, foi contratada a empresa Trajeto Engenharia, que passou a realizar a manutenção dos 43 mil pontos de iluminação pública da cidade e também ficou responsável pelas melhorias e ampliação do sistema.

As equipes do programa Ilumina Mogi realizam, em média, a manutenção de 1.660 pontos de iluminação pública por mês. São quatro equipes que atuam diariamente na cidade, atendendo às demandas registradas pela população e os casos verificados pela Prefeitura ou pelas próprias equipes.

"Normalmente, o trabalho é realizado em 48 horas após o registro da reclamação. Por isso, é importante a participação da população informando os pontos em que existam problemas para que o sistema de iluminação pública da cidade tenha cada vez mais eficiência em atender aos mogianos", lembrou o secretário. (LM)