Coronavírus: Medidas de Combate


DISK CORONA: 4798-5160  
A Prefeitura disponibilizou um telefone exclusivo para esclarecimento de dúvidas de pacientes com sintomas ou suspeita do novo coronavírus: 4798-5160. O canal é atendido por médicos e profissionais de saúde capacitados para orientar sobre o atendimento ou procedimento mais indicado, dependendo do caso. 

 


 

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS 

 

NOVO  IPTU DE JUNHO É ADIADO
[Atualizado às 10:20 de 8 de junho

A parcela de junho do IPTU 2020 poderá ser paga até o dia 16 de novembro. O adiamento, que também havia sido adotado para as parcelas de abril e maio, visa à redução do impacto financeiro provocado nas famílias em razão da pandemia de Covid-19. Parar aderir, será preciso imprimir uma segunda via a partir do dia 11 de junho. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-adia-para-ate-16-de-novembro-vencimento-da-parcela-de-junho-do-iptu

 

PESQUISA COVID-19 FASE 2
[Atualizado às 17:30 de 27 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu a segunda etapa da Pesquisa Covid-19 realizada entre os dias 7 e 21 de maio com mil moradores da cidade. O estudo é uma amostragem de testes rápidos do novo coronavírus nos bairros de Mogi das Cruzes com o objetivo de saber qual é a parcela da população que já teve contato com o vírus, ainda que não tenha desenvolvido sintomas da doença. A pesquisa mostrou que 4,9% já tiveram contato com o Covid-19, sendo que 1,1% dos testados estão na fase aguda da doença e 1,2% passando da fase aguda para a cura. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/nova-pesquisa-mostra-que-49-dos-mogianos-ja-tiveram-contato-com-covid-19

 

HOSPITAL DE CAMPANHA É ABERTO
[Atualizado às 18:00 de 24 de maio.

O Hospital de Campanha de Mogi das Cruzes iniciou atendimento neste domingo (24/5) e já conta com nove pacientes leves transferidos do Hospital Municipal. A abertura da unidade, inicialmente programada pelo Comitê Gestor do Coronavírus para quarta-feira (27/5), foi antecipada em função do aumento na taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI - Unidade de Terapia Intensiva. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/hospital-de-campanha-recebe-primeiros-pacientes-neste-domingo

 

FERIADO DE CORPUS CHRISTI É ANTECIPADO
[Atualizado às 17:15 de 19 de maio.

O feriado de Corpus Christi, marcado para o dia 11 de junho, será antecipado em Mogi das Cruzes para esta sexta-feira (22/05). O projeto de lei enviado pela Prefeitura foi aprovado na tarde desta terça-feira (19/05) pela Câmara Municipal. A medida tem como objetivo aumentar o isolamento social da população em meio à pandemia do novo coronavírus. Saiba mais no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/antecipacao-do-feriado-de-corpus-christi-e-aprovada-pela-camara-municipal

 

LIMITE DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
[Atualizado às 16:00 de 14 de maio.

Para evitar a aglomeração de pessoas e prevenir a disseminação do novo coronavírus, a Prefeitura de Mogi das Cruzes determinou que apenas um membro de cada família possa entrar ao mesmo tempo nos estabelecimentos comerciais de atividades essenciais que estão autorizados a funcionar na cidade. A medida está prevista no decreto 19.230, de 6 de maio de 2020.. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/numero-de-pessoas-da-mesma-familia-em-estabelecimentos-comerciais-e-limitado

 

LEI MOGI MAIS VIVA É FLEXIBILIZADA
[Atualizado às 14:50 de 12 de maio.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes flexibilizou as regras de fiscalização da Lei como forma de oferecer apoio aos comerciantes impactados pelas medidas de restrição de funcionamento de estabelecimentos e isolamento social. A flexibilização está valendo quanto à colocação de avisos e cartazes informando sobre a atual situação de funcionamento do comércio, bem como os contatos em que o consumidor tenha acesso para o atendimento nos sistemas delivery e drive thru. Além disso, também há a flexibilização sobre a distribuição de panfletos informativos. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-flexibiliza-a-lei-mogi-mais-viva-durante-o-periodo-de-quarentena

 

PREFEITURA INSTALA ATENDIMENTO ESPECIAL PARA ÓBITOS DOMICILIARES
[Atualizado às 12:00 de 11 de maio.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes montou um serviço especial para atendimento de óbitos domiciliares ou ocorridos em instituições de moradia, como instituições de longa permanência e de acolhimento. O novo serviço funciona 24 horas por dia e deve ser acionado pelo telefone 192. Foi especialmente criado para evitar uma sobrecarga no Samu - Serviço Móvel de Urgência e Emergência, como já ocorreu em outras regiões do país. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-instala-atendimento-especial-para-obitos-domiciliares

 

CURE MONTA AMBULÂNCIA ESPECIAL PARA CASOS DE COVID-19
[Atualizado às 14:00 de 8 de maio.

A Central de Urgências, Remoções e Emergências (CURE), equipou uma nova ambulância exclusivamente para o transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e transporte inter-hospitalar, aos que necessitam de cuidados médicos intensivos. Hoje a nova ambulância está operando exclusivamente para transportar pacientes que testaram positivo para Covid-19 e se encontram em estado grave. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/cure-monta-ambulancia-de-suporte-avancado-para-atender-casos-positivos-de-coronavirus

 

USO DE MÁSCARAS PASSA A SER OBRIGATÓRIO
[Atualizado às 08:00 de 6 de maio.

A partir desta quinta-feira (07/05), o uso de máscaras de proteção será obrigatório em todo o estado de São Paulo para as pessoas que necessitarem saírem de suas casas. O decreto com a medida foi publicado pelo Governo do Estado e a medida é válida para Mogi das Cruzes. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/uso-de-mascaras-passa-a-ser-obrigatorio-a-partir-desta-quinta-feira

 

AULAS SEGUEM SUSPENSAS ATÉ 10 DE MAIO
[Atualizado às 12:00 de 4 de maio.

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes informa que as aulas continuam suspensas até o dia 10 de maio. Inicialmente, de 23 de março a 7 de abril, foram antecipados os dias de formação dos professores e de 8 a 30 de abril, o recesso escolar. O Governo Federal instituiu uma medida que suspende a obrigatoriedade dos 200 dias letivos, mas mantém a carga horária de 800 horas durante o ano. Como o calnedário escolar da rede municipal está acima desta carga horária, isso permite manter as aulas suspensas até o dia 10 sem a necessidade de reposição. Saiba mais no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/secretaria-de-educacao-continua-com-as-aulas-suspensas-ate-o-dia-10-de-maio

 

USO DE MÁSCARAS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM ÔNIBUS, BANCOS, CORREIOS E LOTÉRICAS
[Atualizado às 16:00 de 29 de abril

O uso de máscaras será obrigatório no transporte coletivo municipal a partir deste domingo (03/05), como forma de proteção contra a disseminação do coronavírus e combate à pandemia de Covid-19. O decreto com a determinação será publicado nesta quinta-feira (30/04) e também trará a obrigatoriedade da utilização de máscaras por funcionários e clientes de agências bancárias, casas lotéricas e unidades dos Correios. Saiba mais no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/uso-de-mascaras-sera-obrigatorio-nos-onibus-agencias-bancarias-casas-lotericas-e-correios

 

PESQUISA COVID-19 FASE 1
[Atualizado às 11:30 de 28 de abril

A Prefeitura de Mogi das Cruzes concluiu a aplicação de testes rápidos para Covid-19 em mil moradores da cidade. Desse total, 2,5% testaram positivo para o novo Coronavírus. Considerando a população de Mogi das Cruzes estimada pelo IBGE para 2019 de 445.842 pessoas, o estudo apontou que 11.146 mogianos já tiveram contato com o novo coronavírus. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/pesquisa-com-testes-rapidos-mostra-que-25-dos-mogianos-ja-tiveram-contato-com-covid-19

 

PREFEITURA AUTORIZA EMPREENDEDORES DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS
[Atualizado às 13:20 de 24 de abril]

A Prefeitura de Mogi das Cruzes liberará a partir desta sexta-feira (24/04) a atuação de empreendedores de rua devidamente legalizados que atuam com a venda de gêneros alimentícios em geral. O funcionamento deverá obedecer às normas de prevenção à pandemia de Covid-19, bem como ser feito para entregas ou retirada no local. Os empreendedores de rua deverão adotar as medidas de proteção contra o coronavírus determinadas pelas autoridades sanitárias, com utilização de máscaras de proteção, disponibilização de álcool em gel e distância entre os consumidores, tanto entre si quanto da estrutura do empreendedor. Saiba mais no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-libera-atuacao-dos-empreendedores-de-rua-do-ramo-alimenticio

 

PREFEITURA AUTORIZA FUNCIONAMENTO DE FEIRAS
[Atualizado às 17:40 de 23 de abril]

O prefeito Marcus Melo anunciou, nesta quarta-feira (22/04), a autorização para o funcionamento de todos os setores das feiras livres e a retomada das feiras aos domingos, seguindo as restrições para evitar a disseminação do coronavírus. As feiras noturnas continuam suspensas. Serão retomados os setores de armarinho, ferramentaria, roupas e alimentação pronta, que não poderá ser consumida na feira. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-autoriza-funcionamento-completo-das-feiras-livres-e-feiras-aos-domingos-com-restricoes

 

MOGI REALIZA TESTES RÁPIDOS DE COVID-19
[Atualizado às 16:45 de 22 de abril]

A Secretaria Municipal de Saúde deve concluir nesta semana uma amostragem de testes rápidos do novo coronavírus nos bairros da cidade. O objetivo é saber qual é a parcela da população que teve contato com o vírus, ainda que não tenha desenvolvido sintomas. O levantamento é conhecido como estudo randomizado e nele se testa as pessoas aleatoriamente, sem escolha prévia. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/mogi-realiza-testes-rapidos-para-levantamento-de-casos-entre-pessoas-assintomaticas

 

PA INFANTIL DO HOSPITAL MUNICIPAL É FECHADO
[Atualizado às 12:25 de 20 de abril]

O Comitê Gestor do Coronavírus em Mogi das Cruzes, formado por diretores técnicos de hospitais públicos e privados da cidade, decidiram pelo fechamento temporário do Pronto Atendimento Infantil 24 horas do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas. A partir de segunda-feira (20/04), todo atendimento pediátrico de urgência e emergência ficará concentrado no Pró-Criança, nas UPAs - Unidades de Pronto Atendimento do Oropó e Rodeio ou nos Pronto Atendimentos 24 horas do Jardim Universo e Jundiapeba. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/pa-infantil-do-hospital-municipal-sera-fechado-temporariamente-a-partir-da-proxima-segunda

 

ÓTICAS SÃO LIBERADAS A FUNCIONAR
[Atualizado às 15:50 de 15 de abril]

A Prefeitura de Mogi das Cruzes liberou, nesta quarta-feira (15/04), o funcionamento de óticas no município. Os estabelecimentos deverão funcionar respeitando as restrições sobre aglomeração de pessoas e obedecendo as recomendações sanitárias de combate à pandemia de Covid-19 e à propagação do coronavírus. A decisão leva em conta o caráter essencial da atividade no atendimento à população e a necessidade dos mogianos em contar com os serviços. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/funcionamento-de-oticas-e-liberado-no-municipio-sem-aglomeracao-de-pessoas

 

PREFEITURA ADQUIRE RESPIRADORES
[Atualizado às 18:00 de 14 de abril]

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está trabalhando intensamente para ampliar todos os recursos necessários e garantir atendimento integral aos pacientes mais graves da Covid-19. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu os primeiros 23 respiradores e mais 69 já foram solicitados. Outras medidas fazem parte das ações de enfrentamento à pandemia na cidade. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-amplia-recursos-para-garantir-atendimento-aos-pacientes-de-covid-19

 

EDUCAÇÃO DIVULGA ATIVIDADES DE APOIO PARA ALUNOS
[Atualizado às 18:25 de 8 de abril]

A Secretaria de Educação divulgou nesta terça-feira (07/04) um material de apoio para os alunos da rede municipal de ensino com atividades para serem feitas em casa durante o recesso escolar. As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas, seguindo as recomendações das autoridades de saúde desde o dia 23 de março. De 23 de março a 7 de abril, foi antecipado os dias de formação para professores previstos no calendário escolar ao longo do ano. A Secretaria de Educação antecipou o recesso escolar para 8 a 30 de abril. Saiba mais no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/secretaria-de-educacao-divulga-atividades-de-apoio-para-alunos

 

FEIRAS VOLTAM A FUNCIONAR PACIALMENTE
[Atualizado às 18:00 de 8 de abril]

A Secretaria de Agricultura autorizou reabertura das feiras livres, que funcionam de terça a sábado na cidade. Os feirantes deverão atender as medidas de proteção para evitar a disseminação do coronavírus. Somente serão comercializados frutas, legumes, verduras, carnes, ovos e flores. As feiras terão um número menor de barracas e o espaçamento entre elas deverá ser de no mínimo 1 metro. As feiras noturnas e as que funcionam aos domingos continuam suspensas. Saiba mais no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/parte-das-feiras-livres-da-cidade-serao-retomadas-a-partir-desta-quarta-feira

 

GOVERNADOR PRORROGA QUARENTENA
[Atualizado às 17:00 de 6 de abril]

O governador João Doria prorrogou por mais 15 dias a Quarentena para todos os 645 municípios do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (06/04), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. Inicialmente prevista para terminar nesta terça-feira, o decreto agora passa a valer até o dia 22 de abril. Mais informações no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/governador-joao-doria-prorroga-quarentena-em-todo-o-estado-ate-o-dia-22-de-abril

 

JUSTIÇA PROIBE CARREATAS E PASSEATAS
[Atualizado às 12:05 de 3 de abril]

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo deu parecer favorável à ação civil pública movida pela Procuradoria Geral do Município de Mogi das Cruzes, que pedia a proibição de organização de carreatas e atos públicos, bem como a postagem de mensagens, em redes sociais, que contrariem as orientações das autoridades públicas e estimulem pessoas a saírem de suas casas no período de isolamento destinado a evitar a propagação do Coronavírus.. Mais informações no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/tribunal-de-justica-acata-acao-do-municipio-e-proibe-carreatas-que-estimulem-a-populacao-a-desrespeitar-isolamento

 

FUNCIONAMENTO DO BOM PRATO
[Atualizado às 17:45 de 1 de abril]

A partir desta quarta-feira (01/04), todos os restaurantes Bom Prato no Estado de São Paulo ampliarão seus serviços com a oferta de jantar e abertura aos fins de semana e feriados. A decisão do governo estadual é para atender principalmente pessoas em situação de rua e famílias em extrema vulnerabilidade social durante o estado de calamidade pública decretado para combater a pandemia do novo Coronavírus. As refeições são servidas em embalagens descartáveis, já que não é possível se alimentar nas próprias unidades. Em Mogi das Cruzes, o Bom Prato fica na rua Professor Flaviano de Melo, 378, Centro. Mais informações no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/governo-do-estado-autoriza-funcionamento-do-bom-prato-para-jantar-aos-fins-de-semana-e-feriados

 

RECESSO ESCOLAR ANTECIPADO
[Atualizado às 18:45 de 31 de março]

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes irá antecipar o recesso para os mais de 47 mil alunos da rede municipal de ensino devido às ações preventivas ao novo coronavírus. Os alunos de escolas e creches da cidade estarão em recesso de 8 a 30 de abril. Mais informações no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/secretaria-de-educacao-antecipa-recesso-escolar-para-abril

 

AUXÍLIO A EMPREENDEDORES AFETADOS PELA QUARENTENA
[Atualizado às 17:30 de 31 de março]

O cadastramento das pessoas que tiveram suas atividades profissionais suspensas pela quarentena e que podem receber auxílio municipal deve ser feito exclusivamente pelo sistema eOuve, da Ouvidoria Municipal. O aplicativo pode ser baixado para os sistemas Android (https://bit.ly/3dKgvv6) e iOS (https://apple.co/2X4Frbd) ou pode ser acessado pelo site http://mogidascruzes.eouve.com.br/. O interessado deve acessar o assunto Cadastro-Autônomo, informando seus dados: CNPJ, quantas pessoas moram na mesma casa, onde trabalhava, estado civil, filhos e se é beneficiário de programa do Governo. Mais informações no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/cadastro-para-pessoas-impactadas-pela-quarentena-deve-ser-feito-pelo-aplicativo-eouve

 

AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO PARA LOJAS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
[Atualizado às 16:00 de 30 de março]

O Governo do Estado de São Paulo liberou o funcionamento das lojas de materiais de construção durante o período de quarentena estabelecido em todo território paulista como medida de prevenção para diminuir os riscos de contaminação pelo novo Coronavírus. A decisão foi publicada no Diário Oficial de sábado (28/03). Mais informações no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/governo-do-estado-autoriza-funcionamento-de-lojas-de-materiais-de-construcao-durante-quarentena

 

ALTERAÇÃO NO TRANSPORTE PÚBLICO
[Atualizado às 13:00 de 30 de março]

O sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes terá uma nova alteração em sua operação a partir desta segunda-feira (30/03). Fora dos horários de pico, os ônibus passarão a cumprir as tabelas horárias de domingo. Já nos horários de maior procura pelas pessoas que estão indo ou voltando do trabalho, os horários continuam sendo os adotados na última semana. Na prática, das 5h às 9h e das 16h30 às 19h30, os ônibus permanecerão cumprindo as tabelas horárias usadas aos sábados. Já fora destes períodos, os horários serão os de domingo. As alterações já foram atualizadas na página da Secretaria Municipal de Transportes. Mais informações no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/transporte-coletivo-de-mogi-das-cruzes-tem-novas-alteracoes-nesta-segunda-feira

 

FUNDO SOCIAL RECEBE DOAÇÕES E CADASTRA VOLUNTÁRIOS
[Atualizado às 09:15 de 25 de março]

O Fundo Social de Mogi das Cruzes está recebendo doações no prédio da rua Braz Cubas, 470, onde está a sede da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. As pessoas podem doar qualquer item que entendam como necessário, porém a prioridade do momento são alimentos e/ou cestas básicas e produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica. Quem quiser contribuir de outra forma, como ajudando os idosos com compras no supermercado ou farmácia, pode se cadastrar, a partir do site da Prefeitura, no programa Família Solidária. Saiba mais no link abaixo:
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/fundo-social-recebe-doacoes-e-cadastra-voluntarios-para-ajudar-pessoas-em-necessidade 
 

MERCADÃO SERÁ FECHADO E FEIRAS SUSPENSAS
[Atualizado às 16:40 de 23 de março]

Como medida preventiva contra o novo Coronavírus, a Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou nesta segunda-feira (23/03) o fechamento do Mercado Municipal e a suspensão das feiras livres da cidade a partir desta terça-feira (24/03). O Mercado do Produtor Minor Harada continuará operando com regras especiais, mas apenas para o segmento de atacado. Está em desenvolvimento uma plataforma de e-commerce para a venda de produtos de mercadistas, feirantes, varejistas, permissionários e produtores rurais. Mais informações no link abaixo:http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-anuncia-fechamento-do-mercadao-e-suspensao-de-feiras-e-varejoes-da-cidade

 

PREFEITO ADIA IPTU DE ABRIL
[Atualizado às 12:15 de 23 de março]

A Prefeitura de Mogi das Cruzes determinou a suspensão do pagamento da parcela de abril do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por um período de até 30 dias. Esta é uma medida para reduzir o impacto financeiro provocado nas famílias em razão da pandemia do novo Coronavírus. Mais informações no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-suspende-pagamento-da-parcela-de-abril-do-iptu-vencimento-ficara-para-maio

 

GOVERNADOR DECRETA CALAMIDADE PÚBLICA NO ESTADO DE SP
[Atualizado às 14:00 de 21 de março]

O governador João Doria determinou no sábado (21/03) quarentena em todos os 645  municípios do Estado a partir da terça-feira, dia 24 de março. A medida será válida por 15 dias, podendo ser prorrogada. A medida foi adotada em virtude das medidas de preventivas de propagação do Coronavírus. Até a entrada em vigor do decreto assinado pelo governador, continua valendo o decreto de calamidade pública assinado ontem pelo prefeito Marcus Melo. Veja no link abaixo os estabelecimentos que poderão continuar funcionando.
http://mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/quarentena-entra-em-vigor-nesta-terca-feira-em-todo-o-estado-de-sao-paulo

 

PREFEITO DECRETA CALAMIDADE PÚBLICA
[Atualizado às 20:35 de 20 de março]

O prefeito Marcus Melo decretou na sexta-feira, dia 20 de março de 2020, estado de calamidade pública em Mogi das Cruzes (Decreto nº 19.163). A medida tem como finalidade a prevenção e o enfrentamento à epidemia causada pelo Coronavírus. Entre as determinações que o Decreto 19.163 traz, destacam-se:

  • o fechamento de tabacarias, adegas de varejo, bares, food trucks, carrinhos de alimentação em geral, casas de shows, casas noturnas e afins, clubes sociais, esportivos, parques, feiras noturnas, shopping centers, lojas de departamento e academias;
  • o fechamento do mercado municipal aos domingos, mas faculta o funcionamento dos boxes dos permissionários a partir do dia 23 de março, durante a semana;
  • fica proibida a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, confraternizações, festas, missas e cultos religiosos, com mais de 50 (cinquenta) pessoas;
  • os estabelecimentos comerciais devem fixar horários ou setores exclusivos para atender os clientes com idade superior ou igual a 60 anos e aqueles grupos de risco;
  • os fornecedores e comerciantes devem estabelecer limites quantitativos para a aquisição de bens essenciais à saúde, à higiene, à alimentação, sempre que necessário para evitar o esvaziamento do estoque de tais produtos;

 

SEMAE
[Atualizado às 15:10 de 20 de março]

O prefeito Marcus Melo determinou a suspensão de cortes por inadimplência para os clientes do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), por 30 dias, como medida para reduzir o impacto financeiro provocado nas famílias em razão da pandemia do novo Coronavírus. As famílias de baixa renda também terão suas tarifas de água e esgoto suspensas pelo mesmo período. Saiba mais:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeito-determina-suspensao-de-cortes-por-inadimplencia-para-clientes-do-semae-por-30-dias

 

DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
[Atualizado às 11:40 de 18 de março]

O prefeito Marcus Melo declarou situação de emergência em Mogi das Cruzes para enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O Decreto 19.140/2020 define uma série de medidas que reforçam as ações de contenção que vêm sendo adotadas nos últimos dias com o objetivo de conter a disseminação do vírus, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo.

Entre as medidas estabelecidas está a possibilidade de requisitar bens e serviços de pessoas físicas e jurídicas, com garantia de pagamento de indenização posterior. Também fica autorizada a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência. Saiba mais aqui no link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeito-decreta-situacao-de-emergencia-para-conter-disseminacao-do-coronavirus

 


 

 FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES 

 

UNIDADES DO GOVERNO DO ESTADO
[Atualizado às 12:00 de 21 de março]

  • Poupatempo: o Governador João Doria anunciou na sexta-feira (20/03) novas restrições do atendimento presencial nas repartições públicas estaduais. O Poupatempo não terá atendimento presencial a partir de segunda-feira (23/03) e irá realizar somente serviços online e atendimento à distância.
  • Bom Prato: a rede de restaurantes Bom Prato estendeu o horário de funcionamento para redistribuir o fluxo diário de atendimentos.
  • Farmácia de Alto Custo: o Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (18) que as Farmácias de Alto Custo irão ampliar de 1 para 3 meses o suprimento de medicamentos entregues a pacientes que precisam de medicamentos especializados com o objetivo de reduzir o deslocamento de pacientes. Saiba mais no link abaixo:
    http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-de-sao-paulo-anuncia-novas-medidas-de-combate-ao-novo-coronavirus/

 

FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES E SERVIÇOS DE SAÚDE
[Atualizado às 11:45 de 21 de março]

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes divulgou neste sábado (21/03) como está sendo o esquema especial de funcionamento das Unidades e Serviços de Saúde. Veja o link abaixo:
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-saude/coronavirus-funcionamento-das-unidades-e-servicos-de-saude

SERVIÇOS MUNICIPAIS SUSPENSOS
[Atualizado às 11:55 de 21 de março]

  • Iprem: O atendimento presencial está suspenso. Os segurados devem entrar em contato pelo telefone: (11) 4798-5076, pelo WhatsApp (11) 4798-5185, pelo email edson.iprem@pmmc.com.br ou no site www.iprem.pmmc.com.br. O recadastramento anual para os aposentados e pensionistas, procedimento que é realizado no mês de aniversário, está suspenso por 120 dias. A autarquia também flexibilizou os prazos para apresentação de documentos. O setor está reforçando aos segurados, por telefone, que não é necessário o comparecimento à sede do Iprem para solicitação de serviços, e também orienta os segurados a fazer os pedidos pelo site.

  • Saúde: A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu cirurgias eletivas, atendimentos odontológicos, consultas, exames e outros procedimentos sem urgência a partir da próxima segunda-feira (23/03). O objetivo é reduzir a circulação de pessoas nas unidades de saúde diante do avanço dos casos de coronavírus no Brasil e garantir atendimento aos casos mais urgentes e necessários. Quem tiver alguma dúvida sobre reagendamento ou marcação de consultas e exames ou qualquer outra pergunta sobre a pandemia pode entrar em contato com o SIS 160.

  • Educação: as aulas em toda a rede municipal de ensino (creches e escolas) estão suspensas a partir do dia 23/03 e é importante que os pais se organizem para que seus filhos fiquem em casa ou na residência de amigos ou parentes em segurança, exceto na casa dos avós. Idosos fazem parte do grupo mais suscetível ao desenvolvimento de quadros respiratórios graves e resultados fatais para o novo Coronavírus (COVID-19).

  • Qualificação Profissional: cursos do Crescer, cursos do Fundo Social, cursos da Escola de Empreendedorismo e Inovação e turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) estão suspensos.

  • Emprega Mogi: o atendimento e a triagem dos candidatos estão sendo feitos, mas a orientação é de que o candidato somente compareça às unidades caso a vaga realmente atenda o perfil. Há ainda a possibilidade do envio do currículo para o email emprega.vagas@pmmc.com.br

  • Assistência Social: serviços de convivência para idosos, crianças e adolescentes e pessoas com deficiência estão suspensos.

  • Esporte e Lazer: aulas esportivas e atividades recreativas em espaços públicos e edições do Bairro Feliz estão suspensas.

  • Procon: o Procon de Mogi das Cruzes está fiscalizando a venda de álcool em gel e de máscaras descartáveis nos estabelecimentos comerciais da cidade. O objetivo é evitar práticas que ferem o direito dos consumidores, como a cobrança de preços abusivos. Em caso de flagrante de aumento abusivo de preços, os estabelecimentos serão multados. O valor pode variar entre R$ 10 mil e R$ 50 mil, de acordo com o tamanho do estabelecimento comercial. A população também pode auxiliar com denúncias pelo telefone 4798-5090. Além disso, as audiências de conciliação estão suspensas. A medida valerá, inicialmente, por um período de 30 dias.

  • Semae: o programa de visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, do programa "Semae de Portas Abertas", está suspenso por tempo indeterminado. As instituições e escolas que estavam agendadas serão informadas do retorno da programação, quando a situação for normalizada.

  • Projetos e Obras: os processos digitais continuam tramitando normalmente, mas para processos, está temporariamente suspenso o atendimento do Setor de Expediente da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo quanto ao recebimento de documentação ou ciência de comunique-se dos processos físicos. No entanto, não haverá qualquer prejuízo no cumprimento dos prazos.

  • Fundo Social: o atendimento presencial no Banco de Perucas do programa Cabelegria está suspenso, mas o atendimento por telefone continua funcionando. As pessoas que passam por tratamento oncológico e querem ter acesso a uma peruca do programa devem ligar para o Fundo Social, pelo telefone 4798-5143 e fazer a sua solicitação. 

  • Cultura: as Feiras de Artesanato estão suspensas.

  • Segurança: a Prefeitura de Mogi das Cruzes suspendeu a emissão de alvarás para eventos privados, como forma de evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, os alvarás já emitidos também estão suspensos.

  • Velórios: a orientaçã o para a conduta nos velórios municipais é que o tempo de velório seja minimizado para, no máximo, 4 horas, diminuindo a exposição dos familiares às condições favoráveis à contaminação. A recomendação aos servidores nos atendimentos realizados nos cemitérios é manter a distância mínima do público.

  • Transporte Público: o sistema de transporte coletivo municipal terá uma diminuição de 17 ônibus em circulação fora do horário de pico a partir do meio-dia desta quinta-feira (19/03). As linhas que sofrerão redução são E109, E108, E103, E104, E892, E111, E102, E896, C701/C702, C401, E110, C601, E510, C501/C502, C405, C305, E203. A medida foi discutida na noite de quarta-feira (18/03), durante reunião dos prefeitos do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Ficou decidido que haverá uma redução gradativa no número de viagens do transporte coletivo e que cada prefeitura decidirá sobre a operação em sua cidade. Saiba mais no link abaixo:
    http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-anuncia-diminuicao-no-transporte-e-novas-medidas-de-restricao-devido-ao-coronavirus

 

EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS FECHADOS
[Atualizado às 11:55 de 21 de março]

  • Espaços Culturais: Auditório do Cemforpe, Biblioteca Municipal, Centro Cultural, Theatro Vasques, Casa do Hip Hop, CEU das Artes, Casarão do Carmo, Casarão do Chá, Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), prédio da Banda Santa Cecília e todos os Museus.

  • Espaços Esportivos: Ginásio Municipal de Esportes, Centro Municipal do Paradesporto, Ginásio Municipal Paulo Kobayashi, Pró-Hiper, Núcleo de Avaliação Física (NAF), Centros Esportivos, Parque da Cidade e Praça da Juventude.

  • Desenvolvimento: nas unidades do Emprega Mogi, o atendimento acontece apenas por telefone, whatsapp e email. No Polo Digital  estão suspensos o coworking e atividades presenciais. Os eventos realizados pelo Polo, assim como o Programa de Treinamento, serão transmitidos exclusivamente online. Na Sala do Empreendedor, localizada no prédio da Prefeitura, o atendimento presencial está suspenso e será feito apenas por telefone, whatsapp e e-mail. Da mesma forma, o Banco do Povo só atende por telefone e e-mail.

  • Parques: O Parque Centenário, Parque Leon Feffer, Parque da Cidade e Ilha Marabá estão fechados

  • Agricultura: O Mercado Municipal fechará aos domingos. A partir de segunda-feira (23/03), o funcionamento será facultativo, mas os boxes de frutas, verduras, legumes e carnes irão funcionar normalmente. Feiras livres terão redução no tamanho das bancas. Feira Noturna do Centro está suspensa. No Mercado do Produtor Minor Harada, a partir de segunda-feira (23/03), haverá um espaçamento diferente entre os permissionários e o controle do fluxo de pessoas e veículos. Além disso, será facultado aos permissionários abrir ou não as lojas e barracas.  

  • Assistência Social: O Centro Dia do Idoso foi fechado e as unidade do CRAS e CREAS mantêm todos os atendimentos, principalmente para a população de baixa renda, mas com os cuidados de recepção/triagem/agendamento de datas. O Centro POP suspendeu todas as atividades de caráter coletivo, tais como reuniões, rodas de conversa, etc, e limitou o número de usuários atendidos, evitando a aglomeração de pessoas. As refeições passam a ser fornecidas em espaço aberto e arejado, observando-se todas as condições de higiene pessoal e local. A Vila Dignidade suspendeu todas as atividades externas e atividades  de caráter coletivo e também proibiu a entrada e permanência de visitantes, vendedores, familiares e amigos nas residências dos acolhidos e no salão social. Na Cozinha Comunitária, as refeições passam a ser servidas em forma de marmitex, em horários fracionados, para atender um pequeno número de pessoas por vez, visando evitar aglomeração.

  • Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC): as unidades do PAC Centro, PAC Braz Cubas e CIC Jundiapeba suspenderam, na quarta-feira (18/03), o atendimento presencial em suas unidades. Para ter acesso aos serviços da Prefeitura, os cidadãos devem entrar em contato por telefone, whatsapp, e-mail ou pelo nosso site. Veja a relação completa de meios de contato com a Prefeitura no link abaixo:
    http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/prefeitura-cria-canais-eletronicos-para-atendimento-remoto-a-populacao

 

CONCURSO PÚBLICO
[Atualizado às 08h35 de 17 de março]

As provas dos Concursos Públicos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, organizadas pela Vunesp, que seriam realizadas nos dias 29 de março e 5 de abril, estão temporariamente suspensas. Assim que a situação estiver normalizada, novas datas serão agendadas e divulgadas nos sites da Prefeitura e da Fundação Vunesp

 


 

 DICAS DE PREVENÇÃO 
Cuidados e orientações para se proteger contra o coronavírus (COVID-19):
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-saude/coronavirus-dicas-de-prevencao