Mogi + Azul

A campanha Mogi+Azul tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de próstata e incentivar a realização de exames para promover o diagnóstico precoce da doença. Durante todo o mês de novembro, homens de 45 a 70 anos devem procurar uma unidade de saúde e solicitar o PSA – Antígeno Prostático Específico, exame inicial que avalia uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrada principalmente no sêmen, mas também no sangue. Os pacientes que tiverem resultados alterados serão encaminhados para consultas com o médico urologista.

No ano passado, durante o mês de novembro, foram realizados 1.796 exames de PSA e a meta para esse ano é ultrapassar 2 mil exames. Do total de PSAs realizados durante a campanha em 2017, 292 resultados apresentaram alterações e três foram confirmados como câncer de próstata, com encaminhamentos para Oncologia.

Os exames iniciais são destinados para homens que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos doze meses. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para obter as orientações necessárias