Ações em Saúde garantem enfrentamento ordenado da pandemia na cidade

10 de junho de 2020

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem pensado e agido de forma global para enfrentar o avanço da doença na cidade. Foram adotados diversos serviços, alguns pioneiros, como Disk Corona, vacinação drive thru dos idosos contra a gripe, assistência aos familiares de pacientes internados, investimentos no Serviço Móvel para socorros específicos, auxílio psicológico à distância e atualização dos protocolos de atendimento aos pacientes desde os primeiros sintomas.

Há cerca de um mês, a Secretaria Municipal de Saúde passou a orientar as UPAS 24 horas e Unidades Básicas de Saúde a realizarem o encaminhamento dos pacientes suspeitos de Covid-19 diretamente ao Hospital Municipal tão logo surjam os primeiros sintomas. O objetivo é iniciar o tratamento antes do agravamento do caso e reduzir a necessidade de internação e de cuidados de terapia intensiva. O Pronto Atendimento atende hoje cerca de 100 pacientes por dia, o que representa um aumento de 40% em relação à média registrada no início de maio. De acordo com avaliação médica, o paciente pode passar por uma tomografia.

A Prefeitura também disponibiliza, desde o início da pandemia, um telefone e whatsapp exclusivos para esclarecimento de dúvidas de pacientes com sintomas ou suspeita do novo coronavírus: 4798-5160. O canal é atendido por médicos e profissionais de saúde capacitados para orientar sobre o atendimento ou procedimento mais indicado, dependendo do caso.

Há, ainda, uma nova ambulância equipada pela equipe da Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure 192) para o transporte exclusivo de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e transporte inter-hospitalar que exigem cuidados médicos intensivos. Atualmente, a nova ambulância está operando exclusivamente para transportar pacientes que testaram positivo para Covid-19 e se encontram em estado grave.

Uma outra equipe, com profissionais e veículos isolados, promove um serviço especial para atendimento de óbitos domiciliares ou ocorridos em instituições de moradia, como instituições de longa permanência e de acolhimento. A equipe exclusiva é composta por dois técnicos de enfermagem, um médico, um enfermeiro e um condutor, que estão instalados no Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, totalmente isolados de outros atendimentos móveis como Cure e Samu. Deve ser acionado pelo telefone 192.