Agendamento de vacinação para crianças com 3 e 4 anos será iniciado nesta quinta-feira

20 de julho de 2022
Agendamento de vacinação para crianças de 3 a 4 anos será aberto nesta quinta-feira em Mogi, começando por grupos de imunodeprimidos e imunossuprimidos

A Secretaria Municipal de Saúde abrirá nesta quinta-feira (21/07), às 9h, as primeiras vagas para agendamento de vacinação com Coronavac em crianças com idades entre três e quatro anos na cidade. A aplicação da Coronavac no público dessa faixa etária obedece à Nota Técnica nº 231/2022, do Ministério de Saúde, que liberou o uso e também definiu a ordem de atendimento.

Conforme definição do Ministério da Saúde, a vacinação será iniciada para crianças com três e quatro anos que tenham imunodepressão, como crianças convivendo com HIV/Aids, câncer, transplantados, imunodeficiências primárias, asplenia anatômica ou funcional (ausência do baço por esplenectomia ou disfunção, como na anemia falciforme) e imunossupressão terapêutica (uso de medicações de uso contínuo que causam imunossupressão, comuns de serem utilizadas nos tratamentos de doenças autoinflamatórias, como artrite reumatóide, lúpus eritematoso, doença de Crohn, entre outras).

Importante ressaltar que o Ministério da Saúde ainda está em negociação para a compra das doses necessárias para atender a totalidade do público com essa faixa etária – em Mogi das Cruzes, são cerca de 13 mil crianças nessa faixa etária. Conforme a disponibilização das doses ao município, a vacinação será gradativamente ampliada, primeiramente para grupos de crianças de quatro anos e depois para crianças de três anos.

Os agendamentos podem ser feitos pelo Clique Vacina ou então pelo SIS 160. No dia da vacinação, os responsáveis pelas crianças devem apresentar documentação médica que comprove a situação de imunossupressão da criança, RG e/ou certidão de nascimento da criança, nº do CPF da Criança (crianças desta idade tem o número do CPF na Certidão de nascimento). É preciso que os pais estejam presentes ou haja declaração escrita assinada pelos pais autorizando a vacinação. O adulto que acompanha a criança também deve apresentar documento de identificação e comprovante de residência em Mogi das Cruzes.

Com relação à vacinação de crianças com cinco anos, a Nota Técnica recomenda que neste momento, elas continuem recebendo a vacinação com a Pfizer Pediátrica, o que já está sendo realizado no município.