Carreta da Mamografia realiza 673 exames em quinze dias de atendimento

29 de março de 2019

O Programa Mulheres de Peito realizou 673 mamografias entre dias 12 e 28 de março. Nesta sexta-feira (29) e sábado (30), o trabalho está centralizado no atendimento das pacientes que tiveram exames alterados e precisam aprofundar a investigação por meio de exames de ultrassonografias ou biópsias.

Até o momento, pelo menos um caso positivo foi detectado e a paciente já foi encaminhada para tratamento no Setor de Oncologia do Hospital Luzia de Pinho Melo, que é referência para o tratamento oncológico.

“Conseguimos realizar um número expressivo de exames, ampliando a possibilidade de obter diagnósticos precoces da doença, o que é muito importante para o sucesso do tratamento”, explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

A carreta do Programa Mulheres de Peito foi instalada no Largo do Rosário, no Centro, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual, em comemoração ao Mês da Mulher. Entre os principais objetivos estão ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de câncer de mama e reduzir a mortalidade pela doença a médio e longo prazo.

A mamografia é um exame de radiografia da mama, que pode detectar o câncer ainda em fase inicial, pois mostra lesões muito pequenas.

Em Mogi, outras iniciativas já são desenvolvidas com sucesso para ampliar o acesso das munícipes ao exame de mamografia, como a Campanha Outubro Rosa e os exames de mamografia disponibilizados na rotina.