Conferência Municipal da Saúde acontece neste sábado, dia 30, no Cemforpe

Secretaria de Saúde

29 de março de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promovem neste sábado (30/03), das 8 às 14 horas, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Cemforpe. O evento cumpre a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que neste ano tem como tema principal “Democracia e Saúde” e como, eixos temáticos, “Saúde como Direito”, “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)” e “Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde é uma oportunidade de comunicação com usuários, trabalhadores e gestores de saúde para discutir e planejar ações para o futuro. Seus principais objetivos são reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade e fortalecer a participação e o controle social no SUS.

“A Saúde é prioridade e a Conferência Municipal é uma oportunidade importante para avaliarmos a situação atual da saúde e elaborar propostas futuras com a participação de todos os segmentos envolvidos”, explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

Além da Conferência, serão eleitos os novos conselheiros municipais de Saúde durante o evento. Para sua nova formação, serão escolhidos representantes dos segmentos Gestor, Trabalhador e Usuário. O grupo será responsável por discutir e aprovar diversos temas da área da saúde, principalmente novos investimentos.

Nos últimos dez anos, o número de equipamentos de saúde dobrou, passando de 34 para 68 unidades, entre elas o primeiro Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e o Laboratório Municipal implantado em parceria com o Albert Einstein, além de duas UPAs - Unidades de Pronto Atendimento, uma no bairro do Rodeio e outra no Oropó. Os próximos passos serão a construção de Maternidade Municipal, de um novo Complexo de Saúde no Rodeio e uma UPA em Jundiapeba. “Entre outras atribuições, o Conselho Municipal de Saúde irá acompanhar e avaliar a implantação dessas novas unidades”, explicou.