Conferência Municipal da Saúde acontece neste sábado, dia 30, no Cemforpe

29 de março de 2019
Conferência Municipal de Saúde será realizada neste sábado, dia 30 de março, no auditório do Cemforpe (foto: Guilherme Berti/PMMC

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promovem neste sábado (30/03), das 8 às 14 horas, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Cemforpe. O evento cumpre a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que neste ano tem como tema principal “Democracia e Saúde” e como, eixos temáticos, “Saúde como Direito”, “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)” e “Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde é uma oportunidade de comunicação com usuários, trabalhadores e gestores de saúde para discutir e planejar ações para o futuro. Seus principais objetivos são reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade e fortalecer a participação e o controle social no SUS.

“A Saúde é prioridade e a Conferência Municipal é uma oportunidade importante para avaliarmos a situação atual da saúde e elaborar propostas futuras com a participação de todos os segmentos envolvidos”, explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

Além da Conferência, serão eleitos os novos conselheiros municipais de Saúde durante o evento. Para sua nova formação, serão escolhidos representantes dos segmentos Gestor, Trabalhador e Usuário. O grupo será responsável por discutir e aprovar diversos temas da área da saúde, principalmente novos investimentos.

Nos últimos dez anos, o número de equipamentos de saúde dobrou, passando de 34 para 68 unidades, entre elas o primeiro Hospital Municipal de Mogi das Cruzes e o Laboratório Municipal implantado em parceria com o Albert Einstein, além de duas UPAs - Unidades de Pronto Atendimento, uma no bairro do Rodeio e outra no Oropó. Os próximos passos serão a construção de Maternidade Municipal, de um novo Complexo de Saúde no Rodeio e uma UPA em Jundiapeba. “Entre outras atribuições, o Conselho Municipal de Saúde irá acompanhar e avaliar a implantação dessas novas unidades”, explicou.