Cultura divulga programação completa da 2ª edição da Festa Literária de Mogi das Cruzes

Secretaria de Cultura

27 de setembro de 2022

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes acaba de disponibilizar a programação completa da 2ª edição da Festa Literária de Mogi das Cruzes (FLIMC), que vai acontecer nos dias 6, 7 e 8 de outubro. A FLIMC contará com uma sequência de atividades voltadas aos amantes de uma boa leitura, no Largo Carmo e no Casarão do Carmo. A iniciativa é gratuita e o público poderá participar de saraus, palestras, encontros literários, mesas de debate, apresentações artísticas, além da feira literária.

O público presente na feira poderá comprar livros com bons descontos sobre o preço de capa, favorecendo assim, a aquisição de mais exemplares com valores atrativos para os amantes da literatura.

Após a primeira edição da festa que foi realizada de maneira online, em decorrência da pandemia, neste ano, a FLIMC será totalmente presencial na região central da cidade. A abertura desta segunda edição será no próximo dia 6 de outubro, no Largo do Carmo, com o espetáculo musical "Poesia Cantada" às 19h. Na sequência, será organizada uma mesa de debate em homenagem a Botyra Camorim Gatty, às 19h50, também na praça.

A feira literária contará com uma estrutura de 14 tendas para comercialização das editoras, além de uma barraca destinada a 20 autores independentes e outra para venda de livro usados. O público poderá prestigiar os estandes das editoras: Editora Caixote, Sisko, Editora Aquarela, Aves e Fotos Editora, LeYa Brasil, Editora Jujuba, Editora Paulinas, Editora Alameda, SESC, Editora 34, Todavia, Melhoramentos, APAE, Ciranda Cultural, além do Sebo Maria Cícera.

A cidade de Mogi das Cruzes abriga bibliotecas públicas, museus, um arquivo histórico de relevância nacional, sebos, livrarias, saraus diversos, artistas, compositores e universidades, o que a torna uma referência municipal de artes e manifestações culturais da região do Alto Tietê.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Programação (sujeita a alterações):
2ª Festa Literária de Mogi das Cruzes

Data: 06/10 (quinta-feira)

19h - Poesia Cantada
Atividade: Show/ Espetáculo - Thiago Costa

19h50 - Mesa de abertura: Botyra
Atividade: Palestra - Kelen Chacon e Luci Bonini da AMHAL (Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras)

Data: 07/10 (sexta-feira)

10h - Menino Maluquinho
Atividade: Teatro - Circuito SP

11h20 - Prosa e arte. Voe na Imaginação
Atividade: Contação de história - Sueli Canfora

12h30 - Histórias da Velha Totônia
Atividade: Contação de história - Vanessa Barreto

15h - Mel Duarte (em parceria com SESC Mogi das Cruzes)
Atividade: Show poesia

16h10 - Zoiuda Bocuda em "A água não está para peixe"
Atividade: Contação de história - Lucia Taiza

18h30 - Clarianas - Álbum "Quebra Quebranto"
Atividade: Show (em parceria com SESC Mogi das Cruzes)

Data: 07/10 (sexta-feira)
Local: Auditório do Casarão do Carmo

11h - Escrever para crianças e adultos é diferente e igual
Atividade: Palestra - José Roberto Torero

13h20 - "10 toques para o audiovisual - Do roteiro à filmagem com poucos recursos"
Atividade: Audiovisual - Wilson Cardoso

14h - Um faz de conta que acontece pop
Atividade: Projeto de dança (com os alunos da EM Benedito Laporte Vieira da Motta)

16h - Literatura fantástica, com Giulia Moon

16h45 - Mercado editorial:  editora Sisko em cena, com Walter Tierno

Data: 08/10 (sábado)

10h - Cantando e Tocando
Atividade: Contação de história - Beatriz Pozo e Carla Pozo

12h10 - Os clássicos: João e Maria
Atividade: Teatro - Victoria Vannagio

13h30 - Uma amizade em tempos de guerra: a história da menina com estrela
Atividade: Mesa de debate - Luize Valente - ed Leya

14h30 - Biruta, Nua e crua
Atividade: Espetáculo - Calini Detoni

15h30 - O zangado comeu a maçã enganado
Atividade: Teatro

16h45 - Sarau Di'Versos
Atividade: Sarau

18h30 - (Des)afinando silêncios: mulher'es de Pa'lavra!
Atividade: Sarau - Ana Beatriz

Data: 08/10 (sábado)
Local: Auditório do Casarão do Carmo

10h - A autopublicação como alternativa à crise editorial com Ernesto Stock