Exercícios auxiliam idosos no envelhecimento saudável e para uma vida social ativa

Secretaria de Saúde

05 de abril de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

No dia Mundial da Atividade Física, celebrado neste sábado (06), a UnicaFisio, administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, alerta para a importância da realização de atividades físicas na terceira idade.

O serviço é voltado para a reabilitação de idosos com idade a partir de 60 anos e oferece, além dos atendimentos de fisioterapia e nutrição, acesso a uma série de atividades físicas, como hidroginástica, musculação e dança que auxiliam os idosos em um envelhecimento saudável, proporcionando melhor qualidade de vida.

Ficar parado não está nos planos do aposentado Roldão Alvim de Mattos, que completou 91 anos em fevereiro deste ano. O mogiano é o exemplo de que nunca é tarde para começar a praticar exercícios. O idoso começou a se exercitar quando parou de trabalhar, há cerca de 12 anos. Há dois anos, duas vezes por semana, ele está na UnicaFisio fazendo esteira e musculação.

Para Mattos, os benefícios das atividades físicas são visíveis em sua saúde e rotina. “Sinto que os exercícios ajudam bastante. Faço minha caminhada, ando de bicicleta, consigo ir ao centro da cidade caminhando, vou ao mercado e a feira fazer minhas compras. Quero chegar aos 100 anos para saber como é”, ressalta.

A responsável técnica da UnicaFisio, a fisioterapeuta Joelma Arnold, esclarece que o idoso que pratica atividades físicas consegue prolongar sua independência funcional. “Na velhice já existe um processo degenerativo fisiológico, onde o idoso perde massa muscular e as articulações se enfraquecem. A atividade física, associada à medicação, contribui para o fortalecimento e manutenção muscular, que ajuda a desacelerar o envelhecimento no sentido físico e mental”, acrescentou.

De acordo com a fisioterapeuta, a prática de atividades físicas atua na melhora da qualidade de vida dos idosos. “É extremamente importante a introdução da atividade na terceira idade, a manutenção física é essencial para o idoso. Com os exercícios, vem a autoestima. Ele necessita ter uma qualidade de vida física e social”, afirmou.

O orientador físico da unidade, Wanderson Correa Rong, reforçou que as atividades físicas ajudam a combater doenças. “Os exercícios ajudam a prevenir a hipertensão, obesidade, diabetes, alguns tipos de câncer, além da depressão, problemas no coração e pulmão. Com a melhora da resistência muscular, o risco de quedas, comum nessa fase da vida, fica reduzido. A atividade física proporciona que os idosos façam novas amizades e tenham uma vida social ativa”, avaliou.

Atualmente, a UnicaFisio conta com 521 alunos na academia e 223 pacientes na fisioterapia. O serviço oferece aulas de hidroginástica, academia, dança e oficinas de artesanato e informática. Na área de fisioterapia, a unidade conta com tratamento de cinesioterapia, um conjunto de atividades físicas que demandam ação muscular do paciente, mecanoterapia, realizado com aparelhos, além de eletroterapia, termoterapia, fisioterapia respiratória e a Escola da Coluna, com exercícios ativos de fortalecimento e alongamento.