Funcionários da Saúde adotam ações de sustentabilidade e consumo consciente

02 de agosto de 2019

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde promovem ações internas para conscientização do uso racional de recursos naturais e bens públicos por meio do Projeto Reciclar é Mais Saúde. A iniciativa foi apresentada no 33º Congresso de Secretários de Saúde, em Águas de Lindóia, interior do Estado de São Paulo, e tem sido tema de palestras em outros equipamentos do município.

O objetivo é conscientizar que por meio de ações cotidianas no ambiente de trabalho é possível evitar o desperdício de energia, água, papel, materiais descartáveis e outros materiais comuns no expediente administrativo, ampliando essa rotina para o ambiente familiar e social. O projeto propõe também reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte destes materiais na natureza, em aterros sanitários ou de forma irregular.

O Projeto Reciclar é Mais Saúde foi elaborado com base na Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e idealizado pela funcionária da Secretaria Municipal de Saúde, Tais Nemer. Implantada em abril de 2018 na sede administrativa, a proposta já apresenta resultados significativos para o ambiente de trabalho, indicando queda de consumo em alguns materiais.

“Estamos todos os dias incentivando os colegas a reduzir o consumo de todo tipo de material, principalmente os plásticos, como copos descartáveis, por exemplo, substituindo-os por canecas. Com isso, uma pessoa pode economizar até 700 copos descartáveis por ano, evitando gastos para a Administração Municipal e o descarte no Meio Ambiente”, explicou. O projeto também inclui simples ações, como desligar o monitor de cada computador durante o horário de almoço, evitando a emissão de 18 Kg de CO2 na atmosfera, no período de um ano.

Além da redução de consumo, o descarte correto, direcionado à reciclagem, é outro ponto de destaque do projeto. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou vários pontos de coleta de materiais plásticos, vidro, papel, material de escrita, pilhas e baterias, material eletrônico e óleo de cozinha, recolhidos diretamente pela Cooperativa Cata Sampa. O projeto também abrange a reutilização do papel sulfite: ao invés de descartar as folhas já utilizadas, elas são transformadas em bloquinhos de anotações e distribuídos nos departamentos.

Jardim Vertical

O Jardim Vertical foi criado pelo projeto para amenizar o asfaltamento da área destinada ao estacionamento dos funcionários. Todo material utilizado na criação do jardim, foi coletado na área de descarte do Mercado do Produtor e, para rega das plantas, é utilizada água coletada das canaletas do ar-condicionado e água das chuvas.

Frota de Veículos

Visando o uso racional de bens públicos, o projeto identificou uma forma mais rápida e econômica, implantando a comunicação via e-mail para responder os processos administrativos entre a Secretaria Municipal de Saúde e alguns órgãos da Administração Municipal, o que trouxe uma redução significativa no consumo de combustível, desgaste dos veículos da frota, bem como a otimização do tempo dos funcionários que antes faziam a entrega de ofícios pessoalmente, todos os dias.

Ainda prezando pela redução de gastos, foram providenciados os Cartões de Isenção de Pedágio junto à Artesp – Agência de Transportes do Estado de São Paulo, isentando toda a frota da Secretaria Municipal de Saúde do pagamento nas praças de pedágio que mantém convênio com o Estado de São Paulo. Havendo a possibilidade, obrigatoriamente, são utilizadas rodovias sob administração federal, onde carros oficiais são isentos de pagamento.

Consciência

Em suas palestras, Tais Nemer, aponta os prejuízos causados ao Meio Ambiente pelo consumo excessivo e descarte irregular de resíduos sólidos, bem como sobre a necessidade de redução de envio de resíduos a Aterros Sanitários. “Tudo o que descartamos na natureza de forma irregular, uma hora volta para gente. Através de enchentes e alagamentos, os materiais são carregados para rios e oceanos, contaminando a água, solo e animais. Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde pública, uma coisa não caminha bem sem a outra”, completou.