Governador Rodrigo Garcia anuncia abertura do AME Oncologia em visita à Mogi das Cruzes

20 de julho de 2022

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, recepcionou nesta quarta-feira (20/07) o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, na cidade, para uma visita ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Garcia veio ao município para anunciar a abertura, prevista para o mês de agosto, do programa AME Oncologia na unidade mogiana. A cidade será uma das cinco primeiras em todo o Estado a receber o serviço.

“O grande benefício para a população de Mogi com a abertura do AME Oncologia é que os pacientes terão mais uma opção de local para o tratamento oncológico, portanto ampliamos o acesso dos pacientes que precisam se submeter ao tratamento de diversos tipos de câncer”, destacou o governador.

A expectativa do Estado é que até o final do ano o novo centro no AME de Mogi das Cruzes atinja a capacidade de 600 atendimentos/ mês. Assim que for inaugurado, o novo espaço dividirá a demanda com o Hospital Luzia de Pinho Melo, atual referência no município para esse tipo de atendimento.

Esta é a quarta visita do governador à Mogi das Cruzes desde que ele assumiu o cargo, em abril deste ano. Durante as visitas, Garcia fez dez importantes anúncios, que totalizaram investimentos de mais de R$ 154 milhões na cidade. Com este, portanto, passam a ser 11 anúncios e quase R$ 160 milhões de investimentos.

Os anúncios já feitos pelo governador são: obras de recapeamento pelo programa Desenvolve SP (R$ 50 milhões), nova faixa adicional na Rodovia Ayrton Senna (R$ 30,2 milhões), programa de recapeamento (R$ 15 milhões), execução de obras na Estrada de Sabaúna (R$ 12,8 milhões), programa Viver Melhor (R$ 12,8 milhões), construção de 64 unidades habitacionais no Conjunto Jefferson da Silva (R$ 11,4 milhões), aquisição de equipamentos para a Maternidade Municipal (R$ 9 milhões), recuperação da Estrada do Sertãozinho (R$ 7,7 milhões), melhoria de infraestrutura viária pelo programa Respeito à Vida (R$ 5 milhões), Parklet e bike station de Sabaúna (R$ 615 mil), mais R$ 250 mil de investimentos em adequação de calçadas para pessoas com deficiência.

“Mais uma vez o governador nos prestigia com sua presença e mais uma vez traz excelentes notícias e importantes investimentos para a cidade. Mogi agradece à mais essa visita e à sólida parceria com o Governo do Estado, que só vem trazendo benefícios para toda a população da cidade”, complementou o prefeito Caio Cunha.

AME Oncologia

O programa AME Oncologia foi lançado pelo governador Rodrigo Garcia no último mês. Conforme a proposta, serão cinco AMEs no Estado realizando infusão de quimioterapia, totalizando 20 mil novas sessões de quimiopterapia ao ano. Além da unidade de Mogi das Cruzes, prestarão o mesmo serviços os AMEs de Dracena, Itapetininga, Santo André e Taubaté.

O objetivo é ampliar a oferta de diagnóstico e tratamento contra o câncer, por meio de exames, consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia. Só na primeira fase do programa, o investimento do Estado é de R$ 4,5 milhões, com custeio anual previsto de R$ 50 milhão. E a expectativa é atender 3,2 mil novos pacientes.

Com o programa de oncologia, a unidade de Mogi passa a integrar a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer e vai oferecer assistência mais próxima do paciente, que não precisará mais se deslocar para outras unidades para receber atendimento.

Além das vantagens assistenciais, o AME Oncologia otimiza os recursos do governo do Estado, uma vez que a instalação das cinco unidades terá um investimento 80% menor que a implantação de um novo hospital para este fim, já que potencializam a estrutura existente na rede de ambulatórios.

Vacinação crianças

O governador Rodrigo Garcia também anunciou durante a visita ao AME Mogi das Cruzes que determinou ao Instituto Butantan  a importação de vacinas para produzir 10 milhões de doses, destinadas às crianças com idades de três e quatro anos. As mesmas devem ser colocadas à disposição do Ministério da Saúde no mês de agosto.