Máscaras adaptadas são adotadas com sucesso no Hospital Municipal

22 de junho de 2020
Máscaras de mergulho foram adaptadas para auxiliar na oxigenação dos pacientes em tratamento no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (foto: Divulgação/PMMC)

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, que mantém o Centro de Referência do Coronavírus, recebeu 48 máscaras de mergulho adaptadas para o tratamento respiratório de pacientes com a Covid-19. As peças foram desenvolvidas pela equipe técnica da Secretaria de Saúde do município e servem para melhorar os sintomas dos pacientes e aumentar a proteção dos profissionais. As máscaras foram doadas pela Decathlon e a adaptação contou com apoio da empresa GMP Marcatto.

O método é inspirado em uma técnica utilizada em recém-nascidos há 50 anos, chamada Continuous Positive Airway Pressure - CPAP, que quer dizer, pressão positiva contínua das vias aéreas. O secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, adaptou esta técnica à que foi utilizada recentemente na Itália, quando utilizaram as máscaras de mergulho, mas acopladas a ventiladores.

Pelo que foi desenvolvido aqui, dispensa o uso de ventiladores e usa apenas um frasco de drenagem de tórax, de baixíssimo custo, que oferece resistência ao ar expirado. “É como andar de moto com a boca aberta: quando você inspira, a entrada de ar é facilitada e quando você expira, a saída do ar é dificultada. Assim essa pressão ajuda a manter os alvéolos pulmonares abertos, facilitando a oxigenação”, explica Naufel.

O quanto de oxigênio a ser ofertado também pode ser ajustado à necessidade do paciente, sem uso de aparelhos. “É um método muito simples e tem sido eficaz. Não substitui a ventilação mecânica aos que precisam, mas diminui a chance do paciente ter que vir a utilizar a ventilação mecânica”, acrescenta o secretário.

Com o envolvimento da equipe multiprofissional composta de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiro clínico, além do apoio e incentivo dos gestores, a nova forma de assistência já apresenta resultados promissores. “Trata-se de um recurso utilizado com segurança e técnicas adequadas que tem evidenciado a melhora do quadro dos pacientes e evitando a evolução de uma piora clínica que o levasse a precisar respirar através de um ventilador artificial”, completa a diretora geral do Hospital Municipal, Heloisa Calderon Nascimento.