Mogi adota novo sistema de vacinação contra febre amarela para otimização das doses

16 de fevereiro de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde adotará uma nova estratégia de vacinação contra a febre amarela a partir da próxima semana, com o rodízio de unidades, para evitar desperdício de doses. A mudança é necessária em função da uma queda significativa na procura pela imunização, registrada nas últimas semanas nos postos de saúde de Mogi das Cruzes.

Até o início de fevereiro, as unidades de saúde estavam imunizando, juntas, mais de três mil pessoas por dia. Na última semana, esse número caiu para menos da metade. “Depois de aberto, um frasco de vacina deve imunizar 50 pessoas em até 6 horas, caso contrário, precisa ser inutilizado. E, nos últimos dias, algumas unidades não chegaram a 20 ou 30 doses aplicadas por dia”, justifica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A partir desta segunda-feira (19/2), 10 postos de saúde oferecerão a vacina contra a febre amarela de segunda a sexta-feira: Braz Cubas, Jardim Camila, Jardim Universo, Jundiapeba, Ponte Grande, Santa Tereza, Vila Natal, Vila da Prata, Vila Moraes e Vila Suíssa. Outras sete unidades farão atendimento as terças e quintas-feiras: Biritiba Ussú, Botujuru, Jardim Ivete, Jardim Maricá, Taiaçupeba, Vila Nova Aparecida e Jardim Aeroporto II. As segundas, quartas e sextas-feiras, a vacinação estará disponível em cinco unidades: Alto Ipiranga, Mineração, Santo Ângelo, Vila Jundiaí e Nova Jundipeba.

Outras 13 unidades terão atendimento uma vez por semana: Chácara Guanabara, Jardim Margarida e Jardim Piatã (terças-feiras); Sabaúna, Taboão-Lambari, Nove de Julho, Jardim Planalto, Jardim Aeroporto III, Novo Horizonte (quartas-feiras), e Quatinga, Cocuera, Conjunto Toyama e Jardim Layr (quintas-feiras).

A distribuição de senhas começa as 8 e prossegue até às 16 horas. “No entanto, orientamos para, se possível, procurar a unidade no período da manhã, assim teremos melhor otimização dos frascos da vacina”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

A vacinação em período noturno também será mantida para oferecer uma oportunidade às pessoas que trabalham durante o dia. A dose está disponível de segunda a sexta-feira, em locais alternados: UBS Jundiapeba (segunda), UBS Jardim Universo (terça), UBS Santa Tereza (quarta), UBS Vila Suíssa (quinta) e UBS Jardim Camila (sexta-feira). A distribuição das 200 senhas noturnas começa às 18 horas.

A vacina contra a febre amarela está disponível para toda a população de Mogi das Cruzes. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação cautelar contra febre amarela na região do Caputera, próximo à mata onde foi encontrado um sagui morto. O trabalho está sendo realizado casa a casa no Conjunto Bertioguinha, Vila da Prata, Vila Rei, Jardim Nathalie, parte do Conjunto Bovolenta e da Vila Pomar.

Novos locais para vacinação contra a febre amarela

Atendimento às segundas-feiras

• 4ª feira: UBS Santa Tereza
  • 5ª feira: UBS Vila Suíssa