Mogi aguarda fornecimento de vacina antirrábica para realização de campanha

Secretaria de Saúde

05 de agosto de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes não tem previsão para realização da Campanha de Vacinação Contra a Raiva em cães e gatos, promovida tradicionalmente entre os meses de agosto e setembro na cidade. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde foi comunicada oficialmente pelo Ministério da Saúde que ainda não há previsão de entega de novos lotes da vacina. 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) conta com estoque suficiente para garantir a vacinação de rotina para cães e gatos levados à unidade ou em ações pontuais, como o Programa Bairro Feliz. Caso as doses para campanha sejam enviadas, nos próximos meses, pelo Ministério da Saúde, o município realizará a vacinação em toda a cidade.

O Ministério da Saúde informou que está aguardando a entrega do laboratório fornecedor de vacina antirrábica para fazer novas distribuições. Por enquanto, as doses estão sendo direcionadas prioritariamente para regiões onde foram detectados casos de raiva.

Desde março, a vacinação antirrábica tem sido ofertada no Programa Bairro Feliz junto com outras ações de posse responsável e prevenção de doenças. A cada edição, uma média de 300 animais são imunizados contra a raiva, antecipando a vacinação anual nestes casos. A raiva é uma doença grave e fatal e a vacinação de cães e gatos deve ser realizada uma vez por ano.