Mogi incentiva e esclarece sobre aleitamento materno

Secretaria de Saúde

03 de agosto de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Todos os anos, durante o mês de agosto, as unidades de saúde de Mogi das Cruzes promovem ações de incentivo ao Aleitamento Materno. Neste ano, em função da pandemia e da necessidade de distanciamento social, a Secretaria Municipal de Saúde faz a divulgação online do tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável” e da importância do ato.

O leite materno é o alimento padrão ouro porque apresenta em sua constituição todos os nutrientes e elementos necessários ao desenvolvimento saudável das crianças. Contribui para a sustentabilidade: não tem custo para as famílias, não utiliza mamadeira, combustível e nem recipientes plásticos.

“Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno. Não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água”, reforça a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha. Após os seis meses de idade, é iniciada uma alimentação complementar indicada pelo pediatria, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais. 

O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os seis meses de idade. É fácil de ser digerido, provocando menos cólicas nos bebês, e colabora para a formação do sistema imunológico da criança, prevenindo alergias, obesidade e intolerância ao glúten. Também protege o intestino delicado dos recém-nascidos.

Mogi das Cruzes conta com o Banco de Leite Humano, que incentiva e presta orientações práticas para as mães amamentarem seus bebês. Além disso, a equipe faz a coleta de leite doado para alimentar crianças prematuras na Santa Casa. Fica na Rua Manoel de Oliveira, 30 – Mogilar (prédio do Pró-Mulher) e funciona de segunda a sexta, das 7:30 às 16h30. Informações: 4798-7343

Outras vantagens do Aleitamento Materno:
•    O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas.
•     Previne a anemia.
•    A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê.
•    Quando o ômega 3 está presente no leite materno, o que varia de acordo com a alimentação da mãe, ele ajuda no desenvolvimento e crescimento dos prematuros nos primeiros meses de vida.
•    Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Também evita o sangramento excessivo e anemia na mãe.
•    Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário.
•    Reduz o risco da mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes) após a gravidez, inclusive para aquela que teve diabetes gestacional.
•    A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia.
•    É de graça, natural, prático, e não desperdiça recursos naturais.
•    Está sempre pronto para ser transportado e ingerido.
•    Bebês que mamam exclusivamente no peito até os seis meses têm menos risco de desenvolver asma e artrite reumatoide e recebem uma proteína que combate vírus e bactérias do trato gastrointestinal.