Mogi participa do 33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde com oito trabalhos

29 de março de 2019

Mogi das Cruzes está participando do 33° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo com oito trabalhos expostos na 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e no 9º Prêmio David Capistrano.

O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), em Águas de Lindóia (SP), e neste ano tem como tema “Saúde e Democracia: Consolidação e Financiamento do SUS”.

O objetivo do Congresso é promover debates e reflexões que envolvam a troca de experiências entre os 645 municípios paulistas. “Mogi das Cruzes conta com uma equipe bastante envolvida capacitada e interessada na melhoria constante dos serviços prestados à população, levando neste ano trabalhos sobre os mais diversos temas da área da saúde”, informou o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

Todos os trabalhos de Mogi das Cruzes estão expostos na Mostra de Experiências Exitosas, mas dois foram selecionados para rodas de conversas: “Impacto da Judicialização de Medicamentos e Insumos no Município de Mogi das Cruzes” e “Experiência de Desinstitucionalização: o Resgate da Cidadania e da Dignidade no Relato de Profissionais e Pacientes”.

Nestes encontros, realizados nesta quinta-feira (28) e sexta (29), os profissionais do município participam de debates mais aprofundados para esclarecimentos de dúvidas e troca de informações sobre os temas abordados. Além dos dois trabalhos pré-selecionados, Mogi ainda apresenta mais seis trabalhos na Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios. O evento de premiação está programado para esta sexta-feira (29/03).

Conheça os temas levados pela equipe de Saúda de Mogi das Cruzes para o Congresso:

-“Impacto da Judicialização de Medicamentos e Insumos no Município de Mogi das Cruzes”

Autores: Rosângela Débora Cunha, Bruno de Freitas Coimbra, Sueli Vieira Barros e Filipe Augusto Lima Hermanson Carvalho.

-“Experiência de Desinstitucionalização: o Resgate da Cidadania e da Dignidade no Relato de Profissionais e Pacientes”

Autores: Rebeca Barufi e Gisele Menichelli

-“Operação Boas Festas” – Ação de prevenção de ocorrência de doenças transmitidas por doenças transmitidas por alimentos na época de festas de final de ano no Município de Mogi das Cruzes – SP

Autor: Débora Iolanda Cardoso dos Santos

-“Projeto Reciclar é Mais Saúde”, abordando temas voltados para consumo consciente, reciclagem, uso responsável de recursos naturais e públicos

Autores: Tais de Abreu Nemer

-“Mogi Mais Azul como estratégia para detecção precoce do câncer de próstata: uma experiência com ênfase na realização de exame de PSA”

Autores: Rebeca Ribeiro Barufi, Rosangela Débora Cunha, Giseli Menichelli.

Atuação da equipe multidisciplinar nos aspetos gerontológicos nas capacidades funcionais e morbilidades do indivíduo idoso”

Autores: Luriana de Barros Toledo, Rebeca Ribeiro Barufi.

Educação Permanente ma RAPS Alto Tietê, com o objetivo da formação multidisciplinar em “Praticas da Medicina Tradicional Chinesa”

Autores: Guilherme Lordelo, Adriano Sérgio Granado, Marina Consolaro, Leticia Casarolli, Rebeca Barufi, Rosangela Débora da Cunha.

Sinais e Sintomas associados com diagnóstico de positividade para dengue atendidos no Município de Mogi das Cruzes no ano de 2016”.

Autores: Tereza Kayoko Takahashi Nihei, Hector Trevor Campos da Silva, Mayara Caroline Costa de Lima, Altay Lino de Souza.

Sobre o Congresso

Durante a realização do evento, serão selecionadas dez experiências para recebimento do Prêmio David Capistrano e destacadas outras dez para atribuição de Menção Honrosa.

O prêmio representa o reconhecimento do mérito dos atores envolvidos e é um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do SUS.

Os trabalhos deverão revelar práticas de gestão do Sistema ou do cuidado em saúde que efetivem os princípios norteadores do SUS, quais sejam: universalidade, integralidade, equidade, controle e participação social.