Mogi promove palestras e eventos de incentivo ao aleitamento materno

Secretaria de Saúde

01 de agosto de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Durante todo mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá ações de incentivo ao aleitamento materno. São diversos eventos para chamar a atenção das mães e suas famílias sobre a importância da amamentação que, além de ser econômica e sustentável, é a melhor alimentação para os bebês.

O Agosto Dourado deste ano tem como slogan “Fortalecer a amamentação, educando e apoiando”, ou seja, pretende informar a comunidade sobre a importância do apoio à amamentação materna; vincular a amamentação como parte de uma boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades; engajar pessoas e organizações na ‘cadeia de calor’ em apoio da amamentação e estimular ações para que ocorra essa mudança. 

“Os bebês até seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno. Não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água”, explica a médica pediatra Rosângela Cunha, do Banco de Leite Humano. Após os seis meses de vida, o bebê começa a receber alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

O leite materno é uma substância viva que se modifica às necessidades do bebê e acompanha o crescimento da criança garantindo nutrição e proteção contra doenças. Promove, ainda, a criação de vínculos e sucesso no desenvolvimento emocional.

O primeiro encontro está marcado para esta quinta-feira, dia 4 de agosto, às 14 horas, na Quitanda Social de Jundiapeba. Até o final do mês, outros pontos serão visitados pela equipe técnica e multidisciplinar. 

A importância do aleitamento materno é tema de rotina nas consultas de pré-natal e conta, ainda, com uma equipe especializada que atua no Banco de Leite Humano e fornece orientações e consultas detalhadas em casos de dificuldade das mães para amamentar seus bebês.

O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes funciona junto ao Novo Pró-Mulher, no prédio da futura Maternidade Municipal, e está integrado à outros serviços de saúde da mulher. O endereço é rua Francisco Affonso de Melo, 550, em Braz Cubas, e o telefone para informações é 4798-7344

AGOSTO DOURADO - PROGRAMAÇÃO
Dia 04/08 - 14h: Palestra com equipe multiprofissional na Quitanda Social de Jundiapeba (esquina da avenida João de Souza Branco com a rua Dr. Francisco Soares Marialva – prédio do Restaurante Popular) 

Dia 10/08 - 14h: Roda de Conversa com especialistas em amamentação e saúde da mulher no Programa Mãe Mogiana (rua Coronel Souza Franco, 1.094 - Centro)

Dia 11/08 - 14h: Palestra com equipe multiprofissional na Quitanda Social de Jundiapeba (esquina da avenida João de Souza Branco com a rua Dr. Francisco Soares Marialva – prédio do Restaurante Popular) 

Dia 15/08 - 10h15: Grupo de Gestantes na USF Layr (rua Aratimbó, 168)

Dia 16/08 - 8h: Encontro com equipe multiprofissional sobre aleitamento materno e ações da Rede Alimenta Brasil (rua Vereador Nito Sona, 1.745)

Dia 18/08 - 8h: - Palestra com equipe multiprofissional na USF Nova Jundiapeba (rua Dolores de Aquino, 601)

Dia 24/08 - 13h: Palestra com equipe multiprofissional na UBS Ponte Grande (avenida Lothar Waldemar Hohene, 70). 

Durante todo mês de agosto: Equipe técnica da UBS Mineração realiza abordagem de gestantes que estão na sala de espera para consulta ou exame